Paula reúne secretários no Laranjal e apresenta planos
Equipe do governo discute novo projeto de proteção com os diques e propostas para a recuperação do trapiche. Nenhuma previsão de início das obras ou da obtenção dos recursos necessários foi apresentada
A prefeita Paula Mascarenhas, secretários municipais e assessores que integram a Secretaria de Ações da Cidade (SAC) se reuniram na manhã desta quinta-feira (13), no Laranjal, em frente ao trapiche. Os gestores detalharam os trabalhos que são intensificados de recuperação e limpeza das áreas afetadas em diferentes pontos da praia e da Colônia de Pescadores Z3. Também foram apresentados dois projetos de ampliação da drenagem e proteção contra cheias, elaborados pelo Sanep, além de alternativas para recuperação do trapiche – espaço turístico que foi completamente destruído pela elevação do nível da Lagoa dos Patos.
A prefeita Paula Mascarenhas (ao fundo) reuniu o secretariado nesta quinta-feira na praia do Laranjal para apresentação de projetos Foto: Rodrigo Chagas
“Resolvemos fazer essa reunião da SAC, aqui no Laranjal, para dar uma resposta a esta comunidade que foi bastante atingida pelas inundações e para dizer que estamos efetivamente juntos. O Poder Público vai ficar aqui, enquanto for necessário, para o trabalho de limpeza e recolhimento de entulhos. Também estamos avaliando com o secretariado obras que são estratégicas, como a do nosso projeto já protocolado, no ano passado, no PAC do governo federal, de reforço e aumento da cota do dique do Valverde, e, agora, mais uma vez, o trapiche, para o qual já temos parte dos recursos e vamos buscar a complementação. Além disso, os técnicos do Sanep já estão estudando um sistema de proteção contra inundações pela Lagoa, que é algo mais complexo” destacou Paula.
Conforme explicou a chefe do Executivo, o projeto encaminhado ao governo federal, após as enchentes de setembro do ano passado, precisou ser complementado para beneficiar melhorias e mudanças necessárias a partir da crise climática de maio. Ao planejamento inicial, estimado em R$ 16 milhões, foram acrescidos R$ 10 milhões para ampliar a cota do dique do Valverde, para quatro metros de altura, e para a adequação do sistema de macro e microdrenagem, com a criação de duas bacias – a primeira do Valverde e a segunda do Santo Antônio – e a interligação entre elas a partir do aprofundamento do canal da avenida Espírito Santo, além da criação de bacias de amortecimento e ampliação de galerias, comportas e barreiras, como no dique da Nova Prata, e da elevação da casa de bombas.
Estudo para contenção da Lagoa
Quanto à contenção das inundações provocadas pelas águas da Lagoa e o avanço pela orla da praia, a chefe do Executivo disse que os técnicos do Sanep estudam propostas e projetos. Paula garantiu que, por ser algo novo, de grande impacto visual, será discutido com a comunidade. A estrutura terá de contemplar a extensão da orla, de mais de três quilômetros, e uma cota de quatro metros de inundação, precisando ter a elevação de cerca de 1,80 metro, com barreiras de contenção construídas com sistemas fixos ou móveis, observando suas condições, tipos de materiais, eficiência e custos.
Alternativas para o trapiche
Foi apresentada uma proposta de recuperação do trapiche, elaborada pelo coordenador da SAC, secretário de Transportes e Trânsito, Flávio Al-Alam, e pelos profissionais da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A projeção inicial é que a nova estrutura de madeira seja ampliada, contendo, além dos dois quiosques existentes, um espaço para atracação de embarcações.
Projeto inicial para o novo trapiche. Imagens: divulgação STT/Seplag
Estrada da Z3
Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) seguem o trabalho de recuperação da avenida Rubens Machado Souto, principal estrada de acesso à Colônia Z3, com a colocação de saibro e rachão. A SDR também mantém frentes de trabalho e intervenções de recuperação em todos os demais distritos de Pelotas. Ao todo, estão inseridos nas atividades sete patrolas, um trator esteira, duas escavadeiras, um rolo compressor, oito retroescavadeiras, 11 caminhões trucks, cinco tratores e dez caminhões bitrucks e cerca de cem profissionais.
Integraram a reunião as secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), de Transporte e Trânsito (STT), Obras e Pavimentação (Smop), Qualidade Ambiental (SQA), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Planejamento e Gestão (Seplag), Sanep e as assessorias especiais de Governança Executiva para o monitoramento de crises climáticas, Conssedi e a coordenadoria da Unidade Central de Controle Interno (UCCI).
Sem prazos
Durante a apresentação, as autoridades deixaram claro que os projetos são apenas ideias, imaginação do que pode vir a ser. Nenhum prazo para início e término foi apresentado, muito menos de onde virão os recursos necessário para tirar tudo do papel.
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