Diário da Manhã

quarta, 17 de julho de 2024

Notícias

Pavimentação asfáltica está a caminho da Francisco Caruccio

Pavimentação asfáltica está a caminho da Francisco Caruccio
20 junho
00:41 2024

Estão em andamento e em fase de conclusão a colocação de meios-fios e a base de brita. Próxima etapa é de imprimação seguida do asfaltamento

As obras de requalificação da avenida Francisco Caruccio chegam às etapas que antecedem a nova pavimentação asfáltica. Estão em fase de conclusão o assentamento dos meios-fios e a colocação da camada final de brita graduada simples, base para o próximo passo, que será de imprimação – aplicação de material próprio para receber a cobertura de asfalto. O investimento na transformação da avenida interbairros, que liga o Fragata às Três Vendas, é de R$ 4,1 milhões, incluindo a rotatória da avenida 25 de Julho com rua João Jacob Bainy, já finalizada. Os recursos são de financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e governo do Estado, por meio da Metroplan, com emenda parlamentar indicada pelo ex-deputado estadual Luiz Henrique Viana.

“Trata-se de uma grande obra que vai deixar a Francisco Caruccio duplicada em toda a sua extensão. É uma mudança muito necessária, que vai qualificar a mobilidade urbana e proporcionar melhorias para a população. É um investimento merecido para os pelotenses. Em breve, poderemos entregar o resultado”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, cuja pasta é responsável pelo acompanhamento técnico da execução do projeto, “Os 1.300 metros de extensão da Francisco Caruccio, entre o canal Santa Bárbara e a praça 1º de Maio, serão entregues à população com novo sistema de drenagem, paisagismo, ciclofaixa, trecho duplicado, asfalto e sinalização horizontal e vertical. A transformação da avenida representará um salto na qualidade viária da cidade, organizando o trânsito e proporcionando conforto e segurança aos que utilizam o trajeto.”

O que já foi feito

Ramalho relata que, embora o ritmo das obras tenha sido prejudicado pela crise climática do mês de maio e pela instabilidade frequente registrada em junho, já foi concluída toda a drenagem, com execução de tubulações em concreto e bocas de lobo, e novo sistema na pista antiga, em pleno funcionamento e com resultados, em frente aos estabelecimentos comerciais. Também já está finalizada a parte estrutural da duplicação do pontilhão da sanga das Três Vendas.

As obras de revitalização da avenida Francisco Caruccio transcorrem sob responsabilidade da Prefeitura, são executadas pela empresa Encopav Engenharia Ltda e contam com o acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão.

“Intervenções transformadoras na avenida são demandas antigas da comunidade, especialmente dos que utilizam a via para deslocamento. A Caruccio registra intenso trânsito diário, servindo de itinerário do transporte coletivo, de cargas, motos, bicicletas e automóveis. A partir da requalificação, o fluxo de veículos se tornará mais dinâmico, ordenado e seguro”, observa Ramalho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções