Diário da Manhã

terça, 14 de maio de 2024

Notícias

Peça “Um príncipe chamado Exupéry”

12 março
17:52 2014
Teatro de animação narra a vida do escritor Saint-Exupéry

Teatro de animação narra a vida do escritor Saint-Exupéry

Nesta quinta-feira às 19h e 21h no “Tablado de Teatro” da UFPel, exibições gratuitas do espetáculo “Exupéry”. Trata-se de etapa local da turnê que, no Estado, também tem apresentações em Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo. A montagem é da Cia. Mútua de teatro de animação. O grupo proveniente de Itajaí divulga que a maratona pelo País, decorre do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, iniciativa do Ministério da Cultura.

ESPETÁCULO de acordo com o grupo: “Antes de ter se tornado mundialmente conhecido pelo romance ‘O Pequeno Príncipe’, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale, entregando cartas em escalas de voos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. No Brasil a ‘linha’ ia de Natal (RN) a Pelotas (RS). É neste contexto, dentro de um hangar, sem uma única fala que é encenada a montagem do espetáculo ‘Um Príncipe Chamado Exupéry’. A peça tem duração de cinquenta minutos, capacidade para uma plateia de sessenta pessoas e destinada ao público adulto”.

ELOGIO – Integrantes da Cia. Mútua acrescentam: “Para a montagem do espetáculo, estudamos a vida e obra de Antoine de Saint-Exupéry, com pesquisa de campo na França e no Brasil. Familiares de Saint-Exupéry também assistiram à peça no Brasil e ficaram impressionados com a montagem. ‘Não esperávamos que a história de nosso tio-avô fosse retratada de forma tão mágica e fiel à realidade. O boneco é muito parecido com ele’, comentaram Hélène de Sèze e Isabelle d’Agay, sobrinhas-netas de Saint-Exupéry”.

Como aviador o autor esteve em Pelotas

Como aviador o autor esteve em Pelotas

CIA. MÚTUA foi fundada em 1993. Desde 2002 o grupo pesquisa teatro de animação. Também dedica-se ao clown, pantomima e narrativa cênica. Na trajetória doze premiações nacionais e internacionais. Em festivais, participações na França, Espanha, Chile e Argentina. No repertório: “Exílios” (2013); “Um príncipe chamado exupéry” (2010); “Flashes da Vida” (2007); “Felizes para sempre” (2005); “Teatro Lambe-Lambe” (05); “A Caixa” (04). Na internet: ciamutua.com.br/home

Comentários ()

Seções