Diário da Manhã

Notícias

Peixoto amplia inclusão em projeto de escola gastronômica

Peixoto amplia inclusão em projeto de escola gastronômica
30 maio
08:24 2025

Emenda do parlamentar ao projeto de lei que destina prédio do centro histórico à escola gastronômica do Senac amplia vagas para mulheres, em capacitações gratuitas, como contrapartida

Mais inclusão e oportunidade de capacitação aliadas ao patrimônio arquitetônico de Pelotas. Foi aprovado pela Câmara Municipal, nesta quinta-feira (29), o projeto de lei que concede ao Senac o direito de uso de prédios do centro histórico para a escola de gastronomia. Com ele, a emenda do vereador Antônio Peixoto (PSD) que amplia as vagas de capacitação profissional gratuitas, na futura escola, previstas como contrapartida, para mulheres e pessoas com deficiência.

Conforme a emenda proposta por Peixoto, ao Senac caberá a destinação de 20% do total de vagas em cursos de capacitação gratuitos, na área da gastronomia, para mulheres (beneficiárias do Bolsa Família, vítimas de violência, negras, indígenas, quilombolas e trans); e 5% a pessoas com deficiência. “A escola gastronômica é uma oportunidade única para a qualificação dos profissionais e fortalecimento dos negócios locais, da área da alimentação. A minha contribuição se dá no sentido de incluirmos também aqueles que encontram mais dificuldade de acesso a essas capacitações que visam melhorar serviços e gerar renda e emprego “, ressaltou o vereador.

O projeto

A proposta de revitalização do prédio que fica na diagonal ao da prefeitura surgiu em 2021 por meio do programa Iconicidades do governo do Estado. Uma parceria foi firmada entre a prefeitura que se encarregaria do restauro e o Senac que ficaria responsável pela construção de um anexo contemporâneo em terrenos adjacentes. Junto ao prédio 67 da Praça Cel. Pedro Osório, que foi a primeira sede do Banco do Brasil, está previsto a escola de gastronomia, cafeteria, doçaria e um memorial do doce.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções