Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

Pelotas adere à campanha nacional de combate à dengue

Pelotas adere à campanha nacional de combate à dengue
29 fevereiro
19:29 2024

Moradores da Santa Terezinha receberão orientações de prevenção, sexta-feira e sábado, além do programa Bota-fora: Pelotas Contra a Dengue, na segunda-feira

A Prefeitura de Pelotas fará mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira (1°) e sábado (2) na Santa Terezinha, bairro Três Vendas. Com apoio do Exército Brasileiro, o Município adere à mobilização nacional de reforço às ações de prevenção e eliminação dos focos, finalizando a atividade na segunda-feira (4), com a segunda edição do programa Bota-fora: Pelotas contra a Dengue, executada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o momento, a cidade tem o total de 144 notificações de casos suspeitos de dengue, com 12 confirmados e 95 focos para o mosquito transmissor, sendo 51,6% em residências.

Moradores da Santa Terezinha receberão orientações de prevenção. Fotos: Michel Corvello

O Exército receberá a capacitação da SMS para realizar ações educativas de orientações de prevenção do mosquito transmissor da dengue, atendendo moradores na sexta-feira (1°), à tarde e, dia 2, das 8 às 17h. O trabalho prevê esclarecimentos à população sobre a importância de identificar possíveis criadouros do mosquito.

Após as orientações, os moradores da Santa Terezinha poderão colocar materiais de descarte em frente às residências, para recolhimento na segunda-feira (4), pelas equipes do programa Bota-fora: Pelotas Contra a Dengue, que fazem o recolhimento de excedentes e resíduos facilitadores para reprodução do mosquito, além dos inservíveis habituais acumulados nas moradias e pátios dos bairros, que normalmente são descartados nessas ocasiões.

Orientações para evitar a proliferação do mosquito

– Evitar o acúmulo de água, principalmente em recipientes como pneus, baldes, vasos de plantas e calhas.

– Realizar a limpeza de recipientes que ficam com a água parada, visando evitar que os ovos do mosquito fiquem depositados e eclodam posteriormente.

– Instalar telas em portas e janelas das residências, para funcionar como barreira de entrada do mosquito.

Confira os principais sintomas

– Febre alta (acima de 39º C)

– Dor de cabeça

– Dor atrás dos olhos

– Dor muscular e nas articulações

– Fadiga

– Mal-estar

– Náuseas

– Manchas vermelhas pelo corpo

Em caso de suspeita, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções