Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Pelotas conquista vitória dramática sobre o Juventude

Pelotas conquista vitória dramática sobre o Juventude
15 março
08:58 2021

Lobo sai na frente, sofre empate por duas vezes, mas consegue aproveitar jogador a mais no segundo tempo e vencer pela primeira vez no Gauchão

Por: Henrique König

Jogo cheio de alternativas, movimentado e inusitado. Foi assim que o Pelotas chegou à sua primeira vitória no Campeonato Gaúcho 2021. Na 4ª rodada, em desafio em Novo Hamburgo, a equipe de Ricardo Colbachini precisou derrotar o Juventude, em duelo dramático, decidido somente no fim. O placar de 3×2 foi construído com gols de João Pedro Vieira, volante Juliano e zagueiro Maurício, estreante no torneio. O Juventude atuou todo o segundo tempo com atleta a menos, mas deu muito trabalho. O goleiro áureo-cerúleo Gabriel Leite ainda precisou defender um pênalti marcado irregularmente. Ele salvou o resultado no final, para alívio do torcedor azul e ouro.

O Pelotas agora soma uma vitória, dois empates e uma derrota. São cinco pontos na tabela de classificação para deixar a zona de queda. O Juventude segue bem preocupado. Nas quatro rodadas, tem uma vitória e três derrotas.

Lobo sai na frente, sofre empate por duas vezes, mas consegue aproveitar jogador a mais no segundo tempo e vencer pela primeira vez no Gauchão

JOGÃO NA ABERTURA DA RODADA

Além do desfalque de Marcos Paulo no ataque, o Pelotas também não contou com Gabriel Silva, diagnosticado com lesão. Silvio e Maurício formaram a dupla de zaga. A partida ocorreu em Novo Hamburgo, porque o estádio da Juventude está com troca do gramado e Flores da Cunha vetou a partida.

Em Novo Hamburgo, a trave virou protagonista no início. Eltinho, do Juventude, cobrou falta com precisão e acordou a coruja ao acertar o poste. Mas o Pelotas deu a resposta. Cobrança de falta em levantamento para área, toque de cabeça do zagueiro Silvio e bola no travessão do goleiro Marcelo Carné.

E o Juventude apostava na bola parada. Castilho soltou a bomba em cobrança de falta e ela passou perto, aos 13’. Em um jogo franco e cheio de

alternativas, o Pelotas pulou na frente. Arremesso manual cobrado na área, a zaga dos jaconeros bobeou, Marcão tomou a dianteira do lance, enquadrou o corpo e bateu cruzado, Wesley faria o gol, mas Marcelo Carné operou milagre, só que, no rebote, João Pedro Vieira estava ali para fazer 1×0, aos 16 minutos.

O Pelotas deixou a bola com o Juventude, que trocava muitos passes, passava tempo com ela, mas não sabia como entrar na defesa áureo-cerúlea. Só foi chegar aos 28 minutos, com recuperação rápida de bola e finalização cruzada para fora de Grampola.

O Pelotas cobrou falta no minute seguinte, Silvio se antecipou e cabeceou para as redes, mas o segundo foi corretamente anulado por impedimento.

Mas o Juventude seguiu crescendo na partida. Silvio havia salvado no lance anterior, colocando um passe rasteiro para escanteio. Mas, na cobrança deste, Guilherme Castilho recebeu de volta, finalizou com força da entrada da área, a bola desviou e tirou o goleiro Gabriel Leite da jogada: 1×1, aos 34’.

Quando as coisas se ajeitariam ao Juventude, expulsão de Paulo Henrique por empurrar Wesley, que se projetava para grande área. O time da serra gaúcha ficou com jogador a menos. Marcelo cobrou a falta, Carné espalmou com a ponta do dedo e a bola beliscou a trave. Tudo isso com 40 minutos.

O segundo tempo começou com requintes de drama. O Pelotas controlava o jogo, mas não conseguia criar a grande chance. Marcão se destacava, mas cansou e deu lugar à estreia de Caio Mancha.

Até que, aos 16 minutos, um cruzamento da esquerda fez a bola sobrar para Juliano emendar um bonito chute, sem chances para Marcelo Carné: 2×1.

A alegria teimava em durar pouco: Eltinho cobrou falta com perfeição e mandou na gaveta, no ângulo, sem chances: 2×2, aos 20’.

E se desenhava o melhor jogo do Campeonato Gaúcho até aqui. Cobrança de falta do Pelotas pela meia-direita, levantamento e cabeçada certeira de Maurício, o estreante: 3×2 para o Pelotas, aos 23minutos.

O jogo era frenético. Gabriel Leite operou grande defesa aos 25’. O Juventude, com um a menos, partia na base do tudo ou nada. Em

cruzamento da direita, o garoto Marcos Vinicius cabeceou e mandou ao lado da trave, aos 36’.

No final, a arbitragem inventou um pênalti para o Juventude, em verdadeira injustiça ao Lobo. Mas Gabriel Leite defendeu a cobrança de João Paulo, em uma linda defesa. Ainda espalmou também o rebote para salvar a casa áureo-cerúlea. O goleiro do Pelotas se tornou o nome do jogo, fazendo outra defesaça aos 46’. Somente com o apito final, passada a marca de 52, a torcida e os jogadores conseguiram comemorar a primeira vitória.

FICHA TÉCNICA: JUVENTUDE 2×3 PELOTAS

JUVENTUDE: Marcelo Carné; Cleberson, Vitor, Eltinho e Paulo Henrique; João Paulo, Yago, Guilherme Castilho (Elton), Capixaba, Matheuzinho (Marcos Vinicius) e Grampola (Matheus Peixoto). Técnico: Marquinhos Santos.

PELOTAS: Gabriel Leite; Marcelo, Silvio, Maurício e Gabiga; Moisés (Gazão), Juliano (Wendel Lomar), João Pedro Vieira (Itaqui), Wesley (Aslen), Bustamante e Marcão (Caio Mancha). Técnico: Ricardo Colbachini.

  • ÁRBITRO: Eder Zanella, com Mauricio Penna e Arthur Preissler.
  • GOLS: João Pedro, Juliano e Maurício | Guilherme Castilho e Eltinho.
  • Partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Gaúcho, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções