Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

“Pelotas dos Excluídos – subsídios para uma história do cotidiano” é lançado na Bibliotheca Pública Pelotense

21 maio
14:46 2014

Book by Monquelat may 2014Dia 22 de maio das 18h às 20h na Bibliotheca Pública Pelotense, Adão Monquelat estará autografando “Pelotas dos Excluídos – subsídios para uma história do cotidiano” (264 páginas).

No volume publicado pela Editora Livraria Mundial, muitos dos textos que Monquelat tem publicado dominicalmente no Diário da Manhã. A iminência do lançamento tem acirrado descontentamento. Algumas mensagens provenientes de autores “fakes”, têm circulado na internet. Ao DM houve envio de texto que critica o pesquisador Monquelat. O autor, que prefere o anonimato, lança ilações sobre a temática da obra, aborda questões particulares e até ofende o jornalista Klécio dos Santos, considerando-o “medíocre”.

Muito além do desaforo e covardia, está a disputa pela hegemonia da história pelotense. O novo livro de Monquelat, com bases em jornais do final do século 19, conta sobre atrocidades, exploração, miséria e violência.

Contrariando o “glamour” da história oficial, que transforma Pelotas num ‘tabuleiro de doces’, o mergulho na vida cotidiana identifica uma cidade com elite ultraconservadora. Século passou, a tecnologia dita o ritmo, mas o conservadorismo não se “deleta” tão fácil.

O autor Monquelat lamenta que, ao invés do anonimato, não se estabeleça debate aberto, franco, com base em informações concretas. Ele arremata: “trabalho com a autoridade do documento”. Imperdível.
META NO DC – Domingo com almoço no DC Eventos.

Trata-se de promoção comemorativa aos dez anos da banda Meta. No cardápio, galeto, salsichão, arroz e saladas – valor de R$15,00. Após 15h, acesso a R$10,00 para shows com: Bateria Na Cara; Bateria Super Shock; Guilherme; Matheus Almeida; Leandrinho Barcelos; Henry; Jackson Teixeira e Rafael. Informações: 8406.1469 (Jean); 3221.3135 (Bira).

Comentários ()

Seções