Pelotas é rebaixado para a Segundona do Gauchão

Áureo-cerúleo levou goleada do Avenida. Brasil precisa de um milagre para escapar
O Avenida venceu o Pelotas por 4 a 1 na tarde deste domingo (09), em jogo válido pela quinta rodada do Quadrangular da Permanência do Gauchão 2025, disputado no Estádio Eucaliptos. Caíque Cálito (2x) e Bardales (2x) marcaram para o Nida, enquanto Xandy descontou para o Lobo.
Com o resultado, o Periquito segue na vice-liderança do quadrangular, com oito pontos, e pode empatar na última rodada, que ainda assim permanece na elite. Já o Pelotas ficou na quarta colocação, com três pontos, e está rebaixado para o Gauchão Série A2 2026.
Agora, as equipes voltam suas atenções para a última rodada do Quadrangular da Permanência. O Avenida encara o Brasil-Pel, no Bento Freitas, enquanto o Pelotas recebe o São José, na Boca do Lobo. As datas e horários dos jogos serão divulgados em breve pela Federação Gaúcha de Futebol – FGF.
O jogo
Precisando da vitória, o Pelotas começou no ataque. Aos 26 minutos, Cesinha avançou pela esquerda, chutou colocado e Rodrigo Mamá espalmou. O Avenida respondeu aos 33, Caíque Cálito invadiu a área pela direita, bateu rasteiro e Jorge fez grande defesa. Aos 36, o Lobo assustou novamente. Ruster serviu Venício, que finalizou no canto e Rodrigo Mamá salvou o Nida. Apesar da insistência dos visitantes, quem balançou a rede foi o Periquito. Aos 38, Caíque Cálito entrou livre pelo lado esquerdo, arrematou no canto e abriu o placar.
Na segunda etapa, o Nida ampliou logo aos dois minutos. Laion cruzou rasteiro e Caíque Cálito completou para o gol, fazendo o segundo. Em desvantagem, o Pelotas foi em busca da reação. Aos 27, Xandy fez jogada individual, chutou no canto e diminuiu o placar. O Lobo seguiu atrás do empate, mas acabou cedendo espaço nos contra-ataques. Aos 45, Laion cruzou para Bardales finalizar para o gol e marcar o terceiro. Aos 53, Laion deu outra assistência para Bardales anotar o quarto e fechar o placar.
Xavante leva virada do São José
O São José venceu o Brasil por 2 a 1, na noite deste sábado (08), no Estádio Francisco Novelletto, em jogo que abriu a quinta rodada do Quadrangular da Permanência do Gauchão Superbet 2025 e garantiu o Zeca na elite do futebol gaúcho. Fabio Rampi e Douglas marcaram para o Zeca, enquanto Alan Bald marcou para o Xavante. Com a vitória, o time de Porto Alegre manteve a liderança do Quadrangular, com 10 pontos, e assegurou sua permanência no Gauchão. O Xavante, por sua vez, se manteve na terceira posição, com cinco pontos.
Na última rodada, o Brasil recebe o Avenida, precisando vencer por uma diferença de três gols para não acompanhar o Pelotas no calvário da Segundona.