Pelotas fica bem colocada em estudo de competitividade turística
O estudo apontou Pelotas como nível 4 em uma avaliação de 1 a 5, em que o 5 representa o melhor valor.
Representantes das entidades ligadas ao Turismo de Pelotas reuniram-se nesta quinta-feira 25/9/2014 na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) para conhecer os resultados do Estudo de Competitividade, – pesquisa realizada pelo Governo do Estado em 2013.
O secretário da Sdet Fernando Estima declarou que as informações obtidas pelo estudo irão contribuir com o planejamento das ações dos produtos turísticos do Município. “Somos gratos à presença do Estado neste momento em que estamos discutindo com o setor a formação de um planejamento efetivo e criando novas agendas, como a Rota das Charqueadas que será lançada no Dia Mundial do Turismo – 27 de setembro”.
O diretor do Departamento de Desenvolvimento do Turismo do Estado Maximilianus Pinent e o integrante do Observatório do Turismo Rafael Salton apresentaram os resultados e debateram sobre os itens que compuseram a pesquisa. O estudo apontou Pelotas como nível 4 em uma avaliação de 1 a 5, em que o 5 representa o melhor valor. “Pelotas está bem, mas ainda tem muito a melhorar”, avaliou Pinent.
O objetivo deste estudo é dar subsídios e informações aos municípios pesquisados para o planejamento das políticas públicas de turismo. Em Pelotas os pontos fortes foram nas áreas das políticas públicas, aspectos sociais, capacidade empresarial, economia local e acesso.
Participaram da reunião o secretário de Turismo Giorgio Ronna e representantes das entidades: Abrasel, Miqueline Poester Alves; Convention & Visitors Bureau, Marcos Brandt; Charqueada São, João Marcelo Terra; curso de Turismo da UFPel, Adalberto Santos; CDL, Michele Lima e Andréia das Neves; Terrasul Turismo, Janete Soarea Pereira; SEBRAE, Jussara Cruz; Souza e Theatro Guarany, Andréa Zambrano.
Sobre o Estudo de Competitividade
O estudo contempla variáveis como acesso, estrutura de mercado e desempenho da economia local, infraestrutura, transportes, equipamentos e serviços turísticos, marketing, sustentabilidade, entre outros. Foram avaliados 13 dimensões que demonstram a noção de eficiência para se promover e receber turistas. Foram selecionados 29 destinos turísticos que foram selecionados por critérios técnicos de distribuição geográfica e relevância competitiva.