Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Pelotas ganha UPA 24 horas

Pelotas ganha UPA 24 horas
04 julho
09:33 2016
Unidade terá leitos para internação

Unidade terá leitos para internação temporária

Inaugurada no sábado, espaço já está a disposição da população nesta segunda-feira, na av. Ferreira Viana, 2.231

 

Um belo sábado (2/7/16) de sol e calor foi reservado para um dia histórico aos pelotenses: a inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento do Município. Totalmente equipada, a UPA Areal começará a prestar os serviços à comunidade na hoje (4), a partir das 8h.

A comunidade prestigiou a festa de inauguração, que contou com apresentações musicais, entretenimento para crianças, atividades físicas para os adultos e mateada.  Ao lado de sua equipe de governo, o prefeito Eduardo Leite destacou a coragem em assumir os custos de funcionamento da Unidade – mesmo em época de crise.

“Hoje é dia de celebrar uma grande conquista. Provamos que é possível vencer os desafios… Alinhamos as prioridades, ajustamos os recursos e agora estamos aqui, inaugurando a UPA Areal, que abre na segunda, às 8h, e não fecha nunca mais”, ressaltou Eduardo.

Emocionada, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, agradeceu o comprometimento de sua equipe durante todo o processo de construção da Unidade. “Graças ao esforço de muitas pessoas estamos inaugurando hoje a UPA, em um dia que ficará marcado em nossa história. Agora vamos trabalhar rumo à UPA Bento”, afirmou Arita.

O grupo musical “Notas de Esperança” e a banda do Exército foram parceiros da prefeitura e se apresentaram na inauguração, que teve ainda brinquedos infláveis para os pequenos, aulas de zumba do projeto Vida Ativa e o projeto “biblioteca em movimento”.

Participaram do evento representantes da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV); da empresa Marques Imóveis Construtora e Imobiliária; do Conselho Municipal do Idoso; servidores municipais, secretários, gestores e a comunidade pelotense.

          População festeja a UPA 

Luciano Ávila foi um dos moradores do Loteamento Paul Harris – localizado na esquina da UPA – contemplado no ano passado pelo projeto de regularização fundiária da prefeitura. Ele recebeu em mãos o contrato de compra e venda de seu terreno, após uma luta de mais de dez anos. Com a moradia garantida, ele comemora agora as melhorias nas proximidades de seu lar. “É uma alegria poder ver mais um projeto do Município dando certo”, afirmou o morador.

          Novos empregos e oportunidades

A UPA aumentará os atendimentos médicos em Pelotas – dando uma importante contribuição para desafogar o Pronto Socorro, já que receberá os casos que não se enquadram em urgências e emergências e, portanto, não precisariam ir pro PS – e também está criando mais de 60 novas vagas de emprego, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e equipes de manutenção.

Entre esses, está a técnica em enfermagem Vanessa Sampaio, que há cinco anos se dedica no atendimento ao próximo. Moradora do bairro e vizinha da UPA, ela conta que acompanhou ansiosa a construção da Unidade, mesmo que no início com algumas dúvidas. “Lembro de uma vez, há alguns anos, que meu marido chegou em casa do trabalho e disse que a prefeitura ia construir uma UPA no terreno ao lado. No início eu não acreditei muito mas hoje é um orgulho ver a Unidade ser inaugurada e uma honra ainda maior poder trabalhar aqui, na região que a minha família e eu nascemos e vivemos há tantos anos”, afirmou Vanessa.

          Sobre a UPA Areal

Com capacidade de atender 200 pessoas por dia, ou 6.000 ao mês, a UPA Areal funcionará 24 horas por dia nos sete dias da semana. Localizada na avenida Ferreira Viana, 2.231 a Unidade possui fácil acesso, com rampas de acessibilidade e placas indicativas. Confira mais informações sobre a Unidade:

     Serviços disponibilizados:
* Exames laboratoriais, para eventuais diagnósticos médicos;

* Eletrocardiograma;

* Sala de nebulização;

* Aparelho de raio-x;

* Consulta médica e de enfermagem;

* Leitos de observação, por até 24 horas, caso o paciente precise de cuidados.

 

     Quando o paciente deve procurar a UPA:

  • Febre alta;
  • Pressão alterada;
  • Ferimentos leves;
  • Pequenos cortes;
  • Mal estar;
  • Gripe forte;
  • Dores no corpo.

Fotos: Marcel Ávila/Ascom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções