Pelotas inicia vacinação contra a gripe
Aplicação do imunizante contra Influenza começou nesta terça-feira (26) em todas as Unidades Básicas de Saúde
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município estão preparadas para a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que iniciou nesta terça-feira (26). O Ambulatório da Universidade Católica também aplicará a vacina, com horário até as 20h. Em outras cidades, a imunização começou na segunda-feira (25), mas, em Pelotas, devido ao temporal da madrugada de quinta-feira (21), que deixou milhares de pontos sem energia elétrica, entre os quais muitas Unidades, as vacinas foram recolhidas para armazenagem em local seguro, com temperatura adequada, implicando em redistribuição. Por isso, a imunização começou um dia depois.
Vacinação para pessoas acamadas
A Prefeitura informa, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que idosos da área central, não próximos à cobertura de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), e acamados nessa mesma situação devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, Núcleo de Imunização, pelo telefone (53) 3284.7745, das 13h30min às 17h, para agendar a vacinação. Os demais devem procurar a unidade de referência de ESF.
Grupos
Os primeiros dias de imunização serão voltados a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, populações indígenas, quilombolas e idosos a partir dos 60 anos.
De 1º a 5 de abril, a campanha prevê cobertura vacinal contra gripe para trabalhadores da Educação e da Saúde, população em situação de rua, portadores de doenças crônicas e outras.
Outros grupos, como das forças de segurança, portuários e caminhoneiros serão informados das datas de imunização, já que o Município dependerá do recebimento de novas remessas da vacina.
Documentos
Para a vacinação do primeiro grupo, todas as pessoas devem levar os seguintes documentos:
- RG e CPF
- Comprovante de gravidez ou puerpério