Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Pelotas lança justiça pacificadora nas comunidades

17 julho
14:46 2014

Parceria entre prefeitura e Tribunal de Justiça (TJ) do RS lançou em Pelotas um serviço inédito no Brasil de mediação, conciliação e justiça restaurativa nas comunidades. A cerimônia de inauguração ocorreu nesta quarta-feira (16/07/2014) no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Centro.

Serviço valoriza o dialogo e auxilia na solução de conflitos Foto: Andressa Machado

Serviço valoriza o dialogo e auxilia na solução de conflitos
Foto: Andressa Machado

De acordo com o juiz de direito Marcelo Malizia Cabral, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (Cejusc), é a primeira vez no país em que se estabelece uma política de soluções de conflitos fora do ambiente judiciário. O serviço será desenvolvido dentro dos Cras, por mediadores voluntários formados pelo TJ.

“O serviço de pacificação social valoriza o diálogo e torna possível a solução das questões que motivaram o conflito em si. Não se trata de substituir a justiça tradicional, mas de dar voz às próprias pessoas e liberdade para que os envolvidos possam se colocar no lugar do outro, resolvendo os problemas de forma pacífica”.

A secretária de Justiça Social e Segurança, Clesis Crochemore destacou a importância de a comunidade perseguir a cultura da paz para a solução de seus problemas. E enfatizou que a parceria está firmada entre as instituições por meio de documentação, o que garante a permanência do serviço no Município.

Os mediadores voluntários, o advogado Luciano Lessa e a bacharel em Direito Aline Bergman estarão à disposição da comunidade todas as segundas-feiras, das 14h às 16h, no Cras Centro, rua Santa Cruz, 2252, fone 3228-9115.  Além do Centro, o Cras Fagata também já conta com o serviço.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções