Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

PELOTAS : Opções de Daitx para cada setor

01 fevereiro
09:22 2016

A seis dias do primeiro teste do ano, o técnico do Pelotas, Fabiano Daitx, já trabalha com os jogadores a forma de jogo que pretende implantar na Boca do Lobo. O jogo-treino diante do São Lourenço – time amador, sábado, às 19h -, irá servir para se que se conheça qual a intenção do treinador quanto à formação do time titular. Pelo menos, é o ponto de partida nesta pré-temporada para Divisão de Acesso.

O elenco do Pelotas se divide em quatro blocos: os jogadores remanescentes da temporada anterior; os que estão de volta ao clube (portanto, conhecem bem o ambiente da Boca do Lobo); os contratados para 2016 e os jovens das categorias de base. É possível especular como vai se travar a disputa pela titularidade – pelo menos em um primeiro momento.

Adilson Bahia fez gol em Rodrigo no ano passado: agora, os dois estão do mesmo lado Foto: Alisson Assumpção/DM

Adilson Bahia fez gol em Rodrigo no ano passado: agora, os dois estão do mesmo lado
Foto: Alisson Assumpção/DM

Goleiro – Parece natural que Rodrigo seja o escolhido de Fabiano Daitx. O goleiro foi titular do Guarani de Venâncio Aires – time treinado pelo técnico do Pelotas em 2014 (segundo semestre) e 2015. Rodrigo foi contratado exatamente por indicação de Daitx.

Lateraldireito – O Pelotas “descobriu” um lateral-direito no segundo semestre do ano passado, quando o volante Miakel foi deslocado para a posição. Só que o jogador está emprestado ao São Paulo para a disputa do Gauchão. Enquanto ele não volta à Boca do Lobo, a disputa fica com Itaqui e Darlem. O primeiro não se firmou na equipe em 2015; e o segundo é uma aposta, depois de ter sido observado jogando pelo Riograndense de Santa Maria.

Zagueiros – Léo Korte deve ser um dos titulares. Foi contratado pela sua experiência e estilo apropriado para a disputa da segunda divisão. Resta saber quem será seu companheiro: Yuri, que terminou o ano passado como titular; ou Stevys, que era reserva no segundo semestre. Mas adiante, o Pelotas recebe Márcio Nunes, que está emprestado ao Passo Fundo, o qual possui o perfil para ser o líder da defesa.

Lateral-esquerdo – A princípio, Vinícius Silva sai em vantagem. Ele foi o dono posição no ano passado. Um concorrente é Carlinhos, que foi contratado para jogar no meio-campo, mas revela o desejo de ser lateral-esquerdo (sua verdadeira posição).

Nunes: primeiro volante Foto: Luís Gustavo Amaral/Assessoria ECP

Nunes: primeiro volante
Foto: Luís Gustavo Amaral/Assessoria ECP

Volantes – Não restam muitas opções para a função. Assim, Nunes e Vinícius Golas devem ocupar as vagas de contenção do meio-campo. A outra possibilidade é Jô, mas ele pode também se escalado mais à frente, especialmente se houver a formação das duas linhas de quatro, jogando na extrema pelo lado direito.

Meias – Além de Jô (para a direita) e Carlinhos (esquerda), Fabiano Daitx tem dois especialistas, que devem disputar a posição centralizada do meio-campo ou até jogarem juntos. Vinícius Paulista se destacou pelo Palmeirense em 2015 e, por isso, foi contratado. Igor Talismã retorna à Boca do Lobo, depois de oito temporadas na Guatemala. Ainda para a função de meia tem Adilson Bahia, que pode fazer a tarefa dupla de meia e atacante. Tinga é mais uma opção para compor o meio-campo.

Ataque – Pelo seu passado no Pelotas, Tiago Duarte deve ser titular. É jogador de movimentação. Pode formar dupla com Adilson Bahia ou então com um centroavante de referência na área, no caso Marques. Do meio para frente, a escolha ou variação vai depender da definição do esquema de jogo a ser implantado pelo treinador.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções