Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

Pelotas pode entrar no circuito internacional do IFA

23 maio
17:23 2014

Mais de cem pessoas, entre artistas, gestores e estudantes de artes visuais, compareceram, na noite de quinta-feira (22/05/2014), ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg/UFPel) ao coquetel de abertura da exposição Linie Line Línea Desenho Contemporâneo Alemão, do Instituto de Relações Culturais Exteriores da Alemanha (IFA). “Esta é uma exposição histórica, antes mesmo de ter começado”, disse o secretário interino de Cultura Giorgio Ronna, “tanto pelo seu ineditismo quanto por ser a primeira exposição internacional que vem com exclusividade para a cidade de Pelotas”. Satisfeito com a excelente receptividade da mostra, o curador alemão Volker Adolphs disse que irá sugerir ao IFA para que Pelotas seja incluída na itinerância das exposições do Instituto na América do Sul. “Isso significa que nosso Município pode ser incluído em circuito internacional”, celebrou Ronna.

Eduardo parabenizou os integrantes da Secult, por tornarem possível a exposição

Eduardo esteve presente na abertura e parabenizou os integrantes da Secult por tornarem possível a exposição

Na abertura, o prefeito Eduardo Leite falou da importância que o evento tem para a cidade, agradeceu a parceria com a UFPel e salientou a receptividade do público pelotense para a arte, em geral. Eduardo também exaltou a articulação da equipe da Secult, que conseguiu trazer as obras de 20 artistas visuais alemães a partir de “contatos certos, com as instituições certas”.

“A equipe trabalhou muito para conseguir trazer esta exposição, não pensem que foi por acaso, que foi ‘uma sobra’ que acabou vindo parar em Pelotas. As obras vieram da Europa exclusivamente pra cá como resultado do empenho da equipe. Estão todos de parabéns”, enfatizou Eduardo.

Adolphs, curador desta mostra, que palestrou na abertura, se disse muito feliz pela excelente atmosfera da abertura da exposição, pelo espaço apropriado para expor as obras e pelo comprometimento e seriedade da equipe pelotense envolvida no processo.

Ronna recorda que as tratativas com o IFA começaram há um ano, quando foi formada a comissão para elaborar as atividades comemorativas ao Ano da Alemanha no Brasil, em Pelotas. “Esta exposição representa também a consolidação do diálogo cultural de Pelotas com a Alemanha. É importante que Pelotas se reconheça como uma cidade cosmopolita, que agrega pessoas e culturas de diversos países”, destacou.

 

As obras de 20 artistas alemães podem ser vistas no Malg, de terça a domingo, das 10h às 19h

As obras de 20 artistas alemães podem ser vistas no Malg, de terça a domingo, das 10h às 19h

Mais de cem pessoas compareceram ao MALG

Mais de cem pessoas compareceram ao MALG

Sobre Linie Line Linea – A exposição oferece um panorama do desenho contemporâneo na Alemanha. Conta com obras de 20 artistas da cena de arte contemporânea da Alemanha, que questionam o que pode ser desenho na atualidade, motivando os visitantes a examinar as diferenças e correlações entre os desenhos e símbolos de suas próprias culturas.

Inclui desenhos dos artistas: Irina Baschlakow, Marc Brandenburg, Monika Brandmeier, Fernando Bryce, Marcel van Eeden, Gerhard Faulhaber, Katharina Hinsberg, Pauline Kraneis, Pia Linz, Christiane Löhr, Theresa Lükenwerk, Nanne Meyer, Thomas Müller, Christian Pilz, Alexander Roob, Malte Spohr, German Stegmaier, Markus Vater, Jorinde Voigt e Ralf Ziervogel.

A exposição pode ser vista até dia 27 de julho, com entrada franca, de terça a domingo, das 10h às 19h. O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) fica na rua General Osório, 725, esquina General Neto. Uma realização da prefeitura de Pelotas (Secult) com a UFPel (Malg). Apoio do Instituto Goethe de Porto Alegre, Instituto Goethe São Paulo e Madre Mia.

Comentários ()

Seções