Diário da Manhã

Notícias

Pelotas registra média de 120 milímetros de chuva em 24 horas

Pelotas registra média de 120 milímetros de chuva em 24 horas
10 dezembro
13:15 2025

Ciclone extratropical atingiu o pico entre o fim de tarde e a noite de terça-feira (9); nenhum morador ficou desalojado

A previsão de atuação mais intensa do ciclone extratropical no final da tarde e noite de terça-feira (9) se confirmou em Pelotas. Os pluviômetros do Sanep e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontaram em média 120 milímetros de chuva até as 7h desta quarta-feira (10). O Simões Lopes registrou a maior quantidade de precipitação, com 163 milímetros. Não houve morador desalojado durante o evento, segundo a secretaria da Defesa Civil.

Equipes da Prefeitura e do Sanep estão nas ruas para avaliar os impactos decorrentes do fenômeno climático. De acordo com o secretário da Defesa Civil, Milton Martins, nas últimas 12 horas houve um pico de 80 milímetros. A chuva forte em um curto espaço de tempo ocasionou alagamentos pontuais, como na avenida Fernando Osório e no Areal. As sete casas de bombas operam a plena capacidade para dar vazão às águas: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra.

Além dos pontos de acúmulo de água, o temporal gerou ocorrências de quedas de árvores. “Próximo à meia-noite entre terça e quarta-feira foi o período de maior intensidade dos ventos e tivemos situações de quedas de árvores, como estava previsto pela severidade do evento climático e alertado pela Defesa Civil. Felizmente, nenhum registro de acontecimentos graves”, salientou Martins.

O abastecimento de água sofreu intercorrências, com a interrupção temporária do funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moreira, unidade responsável por atender, em parte, o Fragata. O avanço do arroio no ponto de captação de água bruta impediu a operação ao longo da madrugada desta quarta-feira. O Sanep retomou o bombeamento às 8h, após o recuo do manancial. A ETA Quilombo, que distribui água à zona rural, encontra-se sem energia elétrica. A estrada de acesso ao local está em condições dificultadas. Foram computados 130 milímetros de chuva em um intervalo de sete horas na região.

Outras estradas e pontes do interior do município também foram impactadas, como a Estrada da Vila Nova, 7º Distrito de Pelotas. A população pode comunicar ocorrências pelo contato da Defesa Civil: (53) 99700-7575.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções