Pelotas se prepara para as celebrações de Navegantes e Iemanjá
Celebrações já foram iniciadas e seguem até dia 2 de fevereiro, segunda-feira, feriado municipal
As celebrações do dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá já iniciaram, e a Prefeitura vem realizando, através das suas secretarias, diversas ações para que as festividades possam ser realizadas da melhor maneira possível. Os serviços aconteceram no Balneário dos Prazeres (Barro Duro), Colônia de Pescadores Z3, Balsa e Quadrado, localidades onde acontecem as celebrações.
Em reunião que ocorreu entre autoridades das pastas envolvidas na organização dos eventos, a vice-prefeita Daniela Brizolara e representantes das comunidades católicas e das religiões de matriz africana, foi pontuada uma série de necessidades para realização das festividades e, desde então, o Município vem atuando para que elas sejam atendidas. O Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e do setor de Eletrificação Rural da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) fizeram manutenção na iluminação pública. Mutirões de zeladoria foram realizados, com atividade de roçado mutirão de limpeza e recolhimento de entulhos. Já a Secretaria de Urbanismo (Seurb) foi responsável pela organização das inscrições e alocação dos ambulantes e food trucks que estarão nas festas para atender a comunidade.
Para os dias de programação serão disponibilizadas equipes de agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), que irão realizar o fechamento de ruas, praças e monitoramento de algumas travessias utilizadas nos percursos das procissões. A Guarda Municipal e a Brigada Militar disponibilizarão efetivo para cuidar da segurança dos fiéis.
Em Pelotas, milhares de fiéis e devotos, além de visitantes, participam das diversas procissões, cultos e celebrações. Para a Prefeitura, o apoio ao evento é essencial pois a festividade representa um importante momento de fé, cultura, diversidade religiosa e integração comunitária promovendo o diálogo inter-religioso, ao mesmo tempo em que fortalece a identidade cultural do município, com reflexos positivos no turismo e economia local.
Confira a programação das festividades AQUI







