Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Pelotas será sede do II Fórum Estadual Pró/PET-Saúde em 2015

28 março
18:12 2014

Equipe da Secretaria de Saúde de Pelotas (SMS) e 25 integrantes dos cursos da área da saúde das universidades católica e federal do Município (UCPel e UFPel) participaram do I Fórum Gaúcho dos Grupos do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde),  ocorrido nos dias 20 e 21 de março, no município de Santa Maria.

Estudantes da área da saúde participaram do evento

Estudantes da área da saúde participaram do evento

Organizado por uma comissão montada em janeiro de 2014, envolvendo as 19 universidades do Rio Grande do Sul, o Fórum teve participação de 340 pessoas (profissionais de saúde, acadêmicos, professores e usuários). Ao final do evento, o município de Pelotas foi eleito para sediar o II Fórum Estadual Pró/Pet – Saúde, a ser realizado em março de 2015.

Saiba mais – Os programas Pró-Saúde e PET-Saúde são uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (MS), a serem realizados pelas instituições de Ensino Superior em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, e com aprovação dos Conselhos Municipais de Saúde (CMSs).

Tem como foco mudanças curriculares que visem a inserção precoce de estudantes dos cursos da saúde nos serviços públicos e se constituem de três eixos: Orientação teórica – Cenários de prática – Orientação pedagógica. Deve contemplar propostas que envolvam mais de um curso da saúde, que fazem o diagnóstico de sua situação em relação aos três eixos e proponham objetivos comuns, na lógica da formação multiprofissional e interdisciplinar.

Através do PET-Saúde, profissionais dos serviços de saúde, recebem acadêmicos de forma a desenvolverem suas práticas aliadas ao ensino, pesquisa e extensão. Os incentivos financeiros são repassados para compra de materiais permanentes e de consumo e serviços de pessoas jurídicas ou físicas, para a SMS e para as universidades.

Além disto, são repassadas bolsas de tutoria (docentes), preceptoria (profissionais do serviço municipal de saúde) e acadêmicos. A UCPel e a UFPel, em parceria com a SMS, concorreram e foram contempladas pelo edital. Associadas ao Conselho (CMS), constituíram a Comissão de Gestão e Acompanhamento do Pró-Saúde Pelotas. O acompanhamento e a avaliação do andamento da proposta são realizados semestralmente, por um membro da SGTES – ocorreu nos dias 1º e 2 de agosto do ano passado.

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2013 houve um seminário nacional dos grupos Pró/PET-Saúde do Brasil e foi estimulada a organização de seminários locais, regionais e estaduais. A Comissão de Pelotas foi responsável pela organização do I Seminário Pró-PET Saúde de Pelotas, ocorrido em 30 de novembro de 2013, que envolveu 140 participantes (profissionais de saúde, acadêmicos, professores e usuários).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções