Pelotas terá novo Centro de Atendimento em Saúde do TEAcolhe
Cerenepe foi anunciado como parte da rede e soma-se ao Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura na política pública destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista
O Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe) foi anunciado, nesta segunda-feira (5), como novo Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do programa TEAcolhe, em cerimônia, no Palácio Piratini, que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas junto do governador Eduardo Leite e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. A unidade soma-se ao Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, na política pública que busca garantir o suporte multidisciplinar às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ampliação vai garantir que 28 novos centros de atendimento em saúde sejam instalados no Estado, a fim de proporcionar mais atenção e cuidado às famílias de pessoas com TEA.
“Agora, além do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, também teremos o Cerenepe prestando esse serviço, o que certamente vai nos ajudar a diminuir a fila de espera por atendimento. É uma grande conquista para todo o Rio Grande do Sul”, avaliou Paula.
O Cerenepe atua em Pelotas há 58 anos e a unidade Doutor Danilo Rolim de Moura foi transformada em Centro Macrorregional em novembro de 2021, quando o TEAcolhe foi oficialmente formalizado em decorrência da trajetória de trabalho. O local tornou-se a unidade em referência no trabalho de matriciamento para 27 municípios da 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde.
Foto: Gustavo Mansur