Diário da Manhã

quarta, 17 de julho de 2024

Notícias

Pelotas vai ter Réveillon no Laranjal

Pelotas vai ter Réveillon no Laranjal
17 novembro
14:11 2023

Emenda de R$ 500 mil do Deputado Federal Daniel Trzeciak garante a realização da festa. Recursos só podem ser usados para a Cultura

Após três anos sem celebrar o Réveillon no Laranjal, Pelotas voltará a recepcionar a chegada do Ano Novo com um evento público na areia da praia. No dia 31 de dezembro, o grupo Revelação, um dos mais prestigiados do pais, irá se apresentar em show com acesso gratuito à população. Será o resgate de uma tradição na cidade, que acontecerá através de emenda destinada ao município pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS).

O dinheiro já está nos cofres do município e tem destinação específica para o evento de Cultura não podendo ser usado para outras área, como por exemplo, saúde ou pagamento de salários. O Sesc será o parceiro que irá executar o projeto.

As últimas festas de Réveillon no Laranjal foram realizadas em 2019 e 2020, quando a Prefeitura e parceiros promoveram a Virada Musical, com shows de artistas locais, já sem os fogos de artificio, proibidos pela Lei Municipal 6.493/2017. Em 2021 2022 a pandemia interrompeu a programação, também não realizada em 2023

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira no Escritório Zona Sul em Pelotas, o deputado Daniel Trzeciak falou da importância de retomar a festa para a população e também como forma de valorizar o turismo e a cultura, agentes importantes à economia. “Pelotas chamará a atenção por seu Révellion. Vamos potencializar uma área que já é muito procurada nessa época do ano e, principalmente, dar um presente aos moradores e iniciar 2024 com o pé direito”.

O show com a parceria da Prefeitura, terá palco montado próximo à avenida Rio Grande do Sul, em formato de concha acústica. Grupos locais devem se apresentar antes do Revelação, para as pessoas entrarem no clima da festa até a chegada da meia-noite. Quanto à expectativa de público, estima-se entre 20 e 30 mil pessoas na beira da praia.

No anúncio a imprensa, o parlamentar lembrou que as festas de Réveillon movimentam a economia dos municípios. No ano passado, de acordo com o Ministério do Turismo, 10 milhões de pessoas aproveitaram o Ano Novo em destinos tradicionais, fazendo girar mais de R$ 6,8 bilhões. “Multas sementes foram plantadas e germinaram pelo pais. Por que o Laranjal não pode se consolidar nos próximos anos, como um dos principais Réveillons do Rio Grande do Sul? Agora em 2023 será um presente para Pelotas, mas a proposta pode avançar, com mais parcerias”, destacou Trzeciak.

O prefeito em exercício Idemar Barz, deputado Daniel Trzeciak e o vereador Jone Soares durante o anúncio da atração nacional, o Grupo Revelação – Foto: HFJ/DM

Preparação Integrada

A Prefeitura será parceira no evento. O vice-prefeito Idemar Barz esteve presente no anúncio e garantiu o apoio do município. Diversas secretarias estarão envolvidas no planejamento e na execução do Réveillon no Laranjal. Haverá um esquema especial de trânsito, de transporte coletivo, segurança e outras ações públicas para que tudo transcorra com tranquilidade e que a festa seja um sucesso.

Atração nacional

O Grupo Revelação surgiu em 1994 no subúrbio do Rio de Janeiro. Em 1997 chegou ao mercado fonográfico e por mais de uma década lançou álbuns de sucesso no Brasil, destacando-se entre os grandes artistas nacionais. No Spotify, o Revelação aparece com 4,7 milhões de ouvintes mensais. Suas dez músicas mais tocadas na plataforma são “Deixa acontecer”, “Tá escrito”, “Coração Radiante”, “Grades do coração”, “Deixa alagar”, “O show tem que continuar”, “Reciprocidade”, “Só depois”, “Clube do samba” e “Velocidade da luz”, muitas delas deverão estar no repertório que será apresentado gratuitamente aos presente na praia do Laranjal na virada do ano.

 

Foto do alto: Paulo Rossi

Sobre o autor

Hélio Freitag Júnior

Hélio Freitag Júnior

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções