Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Pelotas vence o clássico contra o Farroupilha e encara o Brasil na final

Pelotas vence o clássico contra o Farroupilha e encara o Brasil na final
30 outubro
20:42 2013
farpel - alisson  (9)

Igor observa a jogada de Gleisson – Pelotas vence outra vez no Fragata – Foto: Alisson Assumpção/DM

O segundo turno da Copa Sul/Fronteira será decidido em dois clássicos Bra-Pel. O Pelotas assegurou classificação para a decisão nesta quarta-feira, com a vitória de 1 a 0 diante do Farroupilha, no Nicolau Fico. O Brasil estava classificado desde domingo, quando derrotou o São Paulo por 2 a 0, no Bento Freitas. Caso o Lobão ganhe o segundo turno será conclamado como campeão regional, pois venceu o turno anterior. Já o Xavante terá que conquistar este turno para forçar uma final, com a realização de mais dois clássicos.

O primeiro Bra-Pel decisivo do segundo turno será realizado no sábado, às 16h, na Boca do Lobo. O segundo está marcado para terça-feira (dia 5 de novembro), às 20h, no Bento Freitas. Caso o Brasil seja o vencedor do segundo turno, os clássicos da fase final serão realizados nos dias 8 e 11 de novembro.

Já foram realizados quatro clássicos por essa copa regional. Cada equipe venceu uma vez e houve dois empates. Para o presidente do Pelotas, Ítalo Gomes, a paridade deverá continuar caracterizando o confronto. “Vamos ter novamente mais dois jogos nivelados e que vença o melhor, esperamos que seja o Pelotas”, comentou o dirigente.

farpel - alisson  (5)

Carlos Alberto pode trocar de lado e vestir a camisa do Lobão – Foto: Alisson Assumpção/DM

O Brasil esperava pelo adversário e vê o Bra-Pel como uma tendência natural na competição. “Nós já esperávamos pelo Bra-Pel, porque o Pelotas tem uma equipe superior a do Farroupilha”, disse presidente Ricardo Fonseca. Para ele, a responsabilidade maior é do Xavante, “porque temos que ganhar esse segundo turno para forçar a fase extra. O Pelotas vai mais aliviado para esses clássicos”, completou.

Ser campeão da Sul/Fronteira tem consequências, além da conquista do título. O vencedor da competição vai disputar a Supercopa Gaúcha, que será realizada entre os dias 15 e 17 de novembro em Pelotas, que por sua vez dá uma vaga na Série D do Brasileiro de 2014.

O JOGO:

 Com gol de Tiago Gaúcho, cobrando pênalti, aos 28 minutos do segundo tempo, o Pelotas garantiu presença na final do segundo turno da Copa Sul/Fronteira. O time áureo-cerúleo venceu o Farroupilha por 1 a 0, no Nicolau Fico, e vai fazer a decisão com o Brasil, repetindo o confronto da final no turno anterior.

farpel - alisson  (3)

Time de Paulo Porto está em mais uma decisão contra o Brasil – Foto: Alisson Assumpção/DM

O técnico Paulo Porto perdeu três titulares para esta decisão de vaga na final. Além de Bruno Coutinho e Edson Borges, que se recuperam de lesão, o volante Jovany foi retirado da partida. “Ele sentiu um desconforto e resolvemos deixá-lo fora para não fazer uma lesão”, explicou o treinador.

Apesar dos desfalques, o Pelotas foi superior no primeiro tempo. E só não garantiu a vantagem nesta etapa da partida, porque o goleiro Diego foi mais uma vez decisivo. Ele impediu o gol de Gilmar em dois momentos: aos nove e aos 29 minutos. Os áureo-cerúleos reclamaram ainda de um pênalti sobre Igor, que não foi assinalado por Maicon Zuge.

Com dificuldade para sair para o jogo, o Farroupilha só criou uma chance de gol no primeiro tempo. Aos 22 minutos, Carlos Alberto cobrou uma falta, com efeito, e a bola bateu na trave. Na volta, Rudiere mandou a bola para fora.

MUDANÇAS – No intervalo, Geverton Duarte fez três mudanças no time do Farroupilha, com Miro, Rafael Pelezinho e Roger Bastos entrando nos lugares de Paulo Santos, Cristiano e Bruno Ratinho, respectivamente. O Tricolor conseguiu equilibrar o jogo. Mas, aos 27 minutos, Zuge viu pênalti sobre Felipe Garcia. Tiago Duarte bateu e marcou o gol do Pelotas.

Com a vantagem, o Lobão se aproveitou de o adversário estar desarrumado para empilhar chances de gol. Foram pelo menos quatro. E Diego brilhou na maioria delas.

JEJUM DO FANTASMA

Já se vão oito anos da última vitória do Farroupilha em Clássico Far-Pel. O triunfo histórico ocorreu no dia 2 de outubro de 2005, quando o Tricolor ganhou por 2 a 1 na Boca do Lobo em jogo da Copa FGF. Depois disso houve a disputa 17 clássicos, com o Pelotas vencendo 11 e ocorrendo seis empates. Nesta Copa Sul/Fronteira, as duas equipes se enfrentaram seis vezes. O time de Paulo Porto ganhou cinco (três delas no Nicolau Fico) e houve apenas um empate.

Ficha Técnica

FARROUPILHA (0)

Diego; Paulo Santos (Miro), Fuca, Wagner Rincón (Madalena) e Rudieri (Gabriel Lima); Cristiano (Rafael Pelezinho), Rodrigo Gaúcho, Carlos Alberto e Bruno Ratinho (Roger Bastos); Jone e Gleisson. Técnico: Geverton Duarte.

PELOTAS (1)

Paulo Sérgio; Igor, Pedrão, Bruno Salvador e Digão; Tiago Gaúcho e Paraná; Jefferson (Mithyuê), Régis (Ramón) e Felipe Garcia (Elton); Gilmar (Kayron). Técnico Paulo Porto.

Local: Estádio Nicolau Fico, em Pelotas. Árbitro: Maicon Zuge; assistentes: Cláudio Gonçalves e Guilherme de Ávila da Silva. Cartões amarelos: Rincón, Ratinho, Pelezinho e Roger Bastos (F); Bruno Salvador, Tiago Gaúcho, Gilmar e Igor (P). Gol: Tiago Gaúcho (28min do segundo tempo).

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções