Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

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Pesquisa aponta impacto positivo do projeto Saúde no Ônibus

07 junho
08:53 2017

Lançado em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o projeto “Saúde no Ônibus” traz 18 adesivos educativos diferentes (cada veículo recebeu três), com informações em linguagem simples e de fácil compreensão, sobre assuntos relacionados à promoção de saúde.

Uma pesquisa feita um mês após o início do projeto, a partir de entrevistas com pessoas que estavam nas paradas de ônibus, avalia como positivo o impacto dos adesivos no processo educativo da população.

Visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) aplicaram 163 questionários com 19 questões cada, sendo que 121 foram validados (os outros foram descartados por não cumprirem algum dos quesitos mínimos exigidos, veja abaixo). As respostas apontam que os usuários do transporte coletivo consideram que os informativos têm uma linguagem facilitada e que grande parte deles aprendeu ou lembrou alguma informação lida nos adesivos.

A Secretaria de Saúde entende que, tendo acesso à informação de fácil compreensão, com conteúdos práticos, a partir de instrumentos educativos, a população tem autonomia para agir sobre as questões de saúde. “A pesquisa mostra que o Saúde no Ônibus pode alcançar até 80 mil usuários do transporte coletivo por dia, o que pode trazer uma mudança significativa de comportamento”, pondera o assessor Leandro Thurow, coordenador do projeto.

Saúde no ÔnibusRESULTADOS DA PESQUISA:

*Os assuntos mais lembrados pela população foram saúde bucal e doação de sangue;

*Os menos lembrados foram sobre o armazenamento correto dos medicamentos e o de testes rápidos ofertados na rede;

*Quando questionados “se aprendeu ou lembrou de alguma informação”: 83 entrevistados responderam que sim, 30 que não e os demais não responderam;

*Em relação ao conteúdo: 109 entrevistados acharam o conteúdo fácil de entender; 8 acharam razoável; e o restante não respondeu (ninguém marcou a alternativa “difícil”);

*Quanto à importância da iniciativa: 116 respondentes entendem como importante; um considerou que a iniciativa não era importante; ninguém classificou como indiferente; o restante não respondeu a questão;

*Sobre as notas (de zero a dez) dadas ao programa: a nota mais baixa foi cinco e a mais alta dez (sendo que 53 respondentes deram nota dez);

*Sugestões de assuntos apresentados pela população: orientações sobre sexualidade, homofobia, violência contra a mulher e a criança, primeiros socorros, saúde da gestante e da criança, direitos e deveres dos cidadãos, segurança e assuntos relacionados a outras secretarias.

O projeto

Cada um dos 210 ônibus da frota municipal urbana recebeu três adesivos de diferentes assuntos, totalizando 630 adesivos de 40cm x 30cm, com 18 textos diferentes. O custo por adesivo foi de R$ 9, totalizando um investimento de R$ 5.670,00, uma relação de R$ 0,05 por usuário alvo. Os adesivos foram colocados, sem custo extra para o Município, por funcionários das empresas que compõem o consórcio, que aderiram à proposta, facilitando a logística do projeto.

ASSUNTOS ABORDADOS NOS ADESIVOS:

*postura (orientações sobre como carregar corretamente as mochilas e como distribuir o peso das sacolas de forma correta); *queda dos idosos;, *armazenamento correto e intoxicação por medicamentos;, *doação de sangue; *câncer de lábio;*saúde bucal; *exames de pré-câncer;, *teste rápido de HIV/Hepatite/Sífilis;
*Vacina do HPV; *Cartão SUS (confecção e documentação necessária); *Conselhos de Saúde (Municipal e Local); *Diferença entre UBS e UPA; *cuidados com a mente (importância da saúde mental); *Rede Bem Cuidar (iniciativa municipal premiada e reconhecida nacional e internacionalmente); *Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

OBS: Alguns temas tiveram mais de um adesivo.

  • 42 questionários foram invalidados por:
  • 5 não quiseram participar da pesquisa
  • 5 não usavam o transporte coletivo
  • 1 não assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
  • 10 não concluíram o questionário
  • 16 não perceberam os adesivos
  • 5 não eram alfabetizados

A avaliação será reaplicada com mais tempo de intervenção do projeto e com um maior número da população para avaliar se o tempo em que os adesivos ficam colados nas janelas dos ônibus tem influência no aprendizado/lembrança da comunidade.

As campanhas nos coletivos urbanos:

*A primeira campanha, lançada em maio de 2012, teve foco na área odontológica: “Sorrindo no Ônibus”, que constava com adesivos em formato de sorriso, colados nas janelas, com diferentes orientações em saúde bucal.

*A segunda edição foi lançada em novembro de 2014: “Nutrição no Ônibus”, tendo adesivos em formato de maçã com conteúdos de orientações nutricionais e dicas para uma alimentação saudável.

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