Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

PESQUISA/FECOMÉRCIO : Intenção de consumo das famílias segue a trajetória de pessimismo

18 dezembro
09:05 2015

Às vésperas do Natal, os gaúchos mantêm uma posição restritiva em relação à intenção de consumo no mês de dezembro.

A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) mostra em dezembro um recuo de 37,1% no indicador deste mês em relação ao mesmo período do ano passado. Aos 72,3 pontos, o ICF apresentou queda significativa em todos os seus componentes. Os dados que evidenciam a continuidade do indicador em patamar pessimista constam na pesquisa divulgada ontem pela Fecomércio-RS e que conta, no mínimo, com 600 famílias em sua amostra.

“Em relação ao mês passado, não foram observadas mudanças significativas do cenário, que permanece restritivo e impactando as condições financeiras das famílias”, avaliou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. De acordo com Bohn, fatores como mercado de trabalho em piora paulatina, inflação acima de dois dígitos e juros altos estão afetando diretamente a vida das famílias e refletindo no resultado da pesquisa.

REDUÇÃO do consumo em dezembro já é de 41,9%

REDUÇÃO do consumo em dezembro já é de 41,9%

O indicador que mede a segurança com relação à situação do emprego caiu 15,4% sobre dezembro do ano passado, aos 106,2 pontos. Tradicionalmente otimista, o indicador avança para a zona de neutralidade conforme piora a situação do mercado de trabalho. A avaliação quanto à situação de renda acompanha a tendência, ao registrar recuo de 38,6% em dezembro frente ao mesmo mês de 2014, aos 80,0 pontos.

Os dados relacionados ao nível de consumo atual em dezembro mostram uma redução de 41,9% na comparação com a mesma base do ano passado, aos 56,2 pontos. A avaliação referente à facilidade de acesso ao crédito caiu 39,8% no mesmo período analisado, aos 70,1 pontos; e o referente ao momento para consumo de bens duráveis teve diminuição de 61,9%, aos 41,1 pontos em dezembro. “O elevado nível da taxa básica de juros afeta de forma mais significativa o setor de bens duráveis, pois na maioria das vezes são adquiridos com o uso do crédito”, afirma o presidente da Fecomércio-RS.

O indicador que mede a perspectiva profissional caiu 31,1%, aos 74,6 pontos, como resultado da piora gradual das condições econômicas com efeito direto sobre a intenção de contratação das empresas e o mercado de trabalho. Já a perspectiva de consumo caiu 34,3% em relação a dezembro de 2014, aos 77,7 pontos.

Comentários ()

Seções