Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

PIMENTA BUENA: Banda retorna com nova música e planeja disco

PIMENTA BUENA: Banda retorna com nova música e planeja disco
24 janeiro
10:20 2018

Com a divulgação do single “Ven”, a banda “Pimenta Buena” retoma atividades após interrupção de cinco anos

Por Carlos Cogoy

Gravada no Load Studio Produções Fonográficas, “Ven” está sendo lançada neste mês e pode ser ouvida, inicialmente, no Facebook ou YouTube Em breve, também estará disponível em plataformas como o Spotify. A informação é do baterista André Chiesa, que integra a formação original da banda Pimenta Buena, e está responsável pela divulgação da nova fase. No grupo que surgiu há dez anos, também Daniel “Dedão” Finkler (baixos), João Corrêa (guitarras), e o vocalista Vicente Botti. Após interrupção de cinco anos, o grupo está retornando, e a ideia é neste ano chegar ao terceiro disco. A banda divulga sobre a nova fase, e avalia a trajetória que conquistou repercussão também em países vizinhos.

Pimenta Buena 2018

João Corrêa, Daniel Finkler, André Chiesa e Vicente Botti

   RETOMADA – O grupo menciona: “A música ‘Ven’ significa a abertura de uma nova fase da banda. Entre 2011 e 2012, acabamos por pausar as atividades para que cada um se dedicasse a si mesmo. Esse hiato foi necessário para o amadurecimento individual, tanto artisticamente e musicalmente, quanto como indivíduos. E isso hoje nos torna mais sólidos como grupo. Em 2016 decidimos que retomaríamos na hora certa, sem pressão alguma, e, em fevereiro de 2017 começamos os primeiros encontros e troca de ‘mensagens’. Sim. Hoje trocamos mais mensagens virtuais do que fizemos reuniões presenciais. O processo de composição foi o que utilizamos na maioria das músicas. O Vicente trouxe a letra, com uma ideia prévia de harmonia e a banda arranjou e estruturou a música. Hoje temos o João praticamente doutor em composição musical, o que está nos auxiliando muito, pois, com ele, podemos catalisar a técnica da composição. Então, com a formação original, estamos de volta, embora cada integrante residindo numa cidade diferente”.

DISCO novo neste ano. Os integrantes acrescentam: “Nosso objetivo é lançar músicas até o final do ano. O formato que escolhemos, por enquanto, é o de single, o que facilita as correções em relação ao processo. Podemos alterar o que for preciso para a próxima composição. Já temos algumas músicas pré-produzidas, e duas em processo de gravação. Outras também virão. O ano renderá um disco para a banda que, ainda decidiremos, se prensamos, fizemos em LP ou lançamos somente via internet. O que realmente sabemos é que vamos gravar músicas de muitas formas. E o que vamos, de fato, efetivar é a gravação de um cover que já está em fase de gravação. Surpresa, mas adiantamos que se trata de um clássico de uma das grandes bandas do nosso Estado”.

 

Pimenta Buena 2018 single            INFLUÊNCIAS que têm marcado a Pimenta Buena: “Essa questão sobre as influências, é sempre uma incógnita para nós, pois o que sempre fizemos foi adequar a carga cultural de cada um para formar o todo. O Vicente certamente é o responsável pelas influências mais latinas, como Jaime Ross. Já o João tem as influências da música erudita ou de concerto. O ‘Dedão’ e Chiesa carregam a linha da música popular e brasileira. Assim, ‘Ven’ é o resultado destas somas. A música lançada neste mês, foi gravada no estúdio Load, com alguns detalhes em outros estúdios. A divulgação já está dando frutos, e algumas rádios estrangeiras estão veiculando em suas programações. O lado bom de cantar em espanhol, é que o mercado latino vai até Los Angeles”.

 

HISTÓRIA – Entre 2008 e 2012, a Pimenta Buena gravou dois discos e um documentário. O som chegou a emissoras de rádio também na Europa. “Tocamos em diversos lugares do Estado, e estivemos também no Uruguai, porém era necessário um crescimento maior para manter a banda com estrutura tanto financeira como emocional. A expectativa que criamos em torno da banda foi, talvez, demasiada, o que pode ser frustrante. Por mais que tocássemos, algo que percebemos na pele, uma banda autoral independente tem muitas dificuldades financeiras, e isso acaba por forçar os limites de cada integrante. Passamos por muitas dificuldades em nome da banda, a dedicação nos primeiros anos era total, e o resultado era positivo, a única parte que nos faltava era a financeira”, avaliam.

Reconhecimento

A Pimenta Buena repercutiu na região e países da América Latina. O reconhecimento está no sucesso de músicas como “Fogata” e “La Duena de La Calle”, que tocaram em diferentes emissoras de rádio, e ainda são acessadas em plataformas digitais.

EXEMPLO – Os músicos mencionam: “A cena musical em Pelotas tem uma linha bastante definida, que certamente remonta há mais tempo que a banda Procurado Vulgo. No entanto, partimos daí, e na sequência encontramos a banda Doidivanas. Posteriormente, a Freak Brothers. Estas bandas são expoentes da época aqui em Pelotas, e influenciaram pelo fato de simplesmente concretizar algo. A evolução foi gradativa, juntamente com a técnica dos estúdios locais, facilitando a gravação com custos menores. Quando a Pimenta chegou, conseguimos colher frutos da internet, em especial um destaque no site Palco Mp3. Então, em caráter nacional, isso alavancou muito a nossa imagem e possibilitou parcerias que não eram comuns na época. A exemplo, a parceria com a equpe da Moviola Filmes, que construiu nosso documentário. Esses detalhes certamente, mais do que influência musical, incentivaram outras bandas a criar seus trabalhos e crescer”.

Rock apimenta a sonoridade

Acerca da sonoridade da banda, André Chiesa observa: “Algo que conseguimos construir com solidez foi o estilo da banda. Nos primeiros dois discos, colocamos a nossas características no trabalho. No primeiro disco se escuta muitas influências do Pop, soul music e jazz. Já no segundo, há uma abertura maior para o candombe e o rock. Mas, mesmo com esses traços estilísticos, a nossa música ainda soava como algo particular”.

NOVO DISCO – Em relação a nova fase, que culminará com dez músicas no terceiro disco, ele explica sobre a perspectiva sonora: “A ideia é que, a cada trabalho, a cada música, a personalidade se solidifique ainda mais. Podemos dizer que as primeiras músicas dessa nossa retomada, estão soando mais rock do que nunca. Um aspecto que será mantido é a nossa visão da música como arte. As implicações disso são muitas, e nos colocam questionamentos na maneira de como lidamos com o processo criativo das composições”. Como etapa para viabilizar o disco, o grupo aposta na aprovação de edital público de incentivo à cultura.

Sucesso da “Pimenta Buena” no Theatro Sete de Abril repleto

Sucesso da “Pimenta Buena” no Theatro Sete de Abril repleto

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções