Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

PIQUENIQUE CULTURAL: Edição especial em apoio ao “Ocupa Quadrado”

18 setembro
17:53 2014

Domingo às 14h na Praça Cel. Pedro Osório, “Piquenique cultural” estará comemorando a trajetória de quatro anos

 Por Carlos Cogoy

Programação retornará à Praça Cel. Pedro Osório CRÉDITO: Arquivo

Programação retornará à Praça Cel. Pedro Osório
CRÉDITO:
Arquivo

Aline, Pedro e muitos amigos e apoiadores. A ideia que teve a primeira edição à Praça Cel. Pedro Osório em 2010, retorna ao local para festejar o quarto aniversário. O Piquenique Cultural até chegar a 26ª edição, teve fase com periodicidade mensal, percorreu as diferentes regiões da cidade, e também foi realizado no município do Capão do Leão. Organizadores estimam que o evento, visitando as praças e parques, atraiu em torno de cinquenta mil pessoas. “O Piquenique está consagrado como o maior e mais democrático evento a céu aberto de Pelotas”, empolga-se Aline. Mas, além do aniversário, o 26º Piquenique também será de manifestação solidária.  À Praça Cel. Pedro Osório, momento para expressar apoio ao movimento que defende a permanência do espaço público “Quadrado”. Programação até 19h. Saiba mais acessando:facebook.com/PiqueniqueCultural.

QUADRADO É NOSSO – À margem do São Gonçalo, início da rua Cel. Alberto Rosa, está situado o antigo ancoradouro identificado como “Quadrado”. Espaço de lazer à população, aos finais de semana reúne centenas e até milhares de pessoas. No “Quadrado”, contemplação da natureza, bate papo e chimarrão com amigos, futebol e até pescaria. Também está consagrado como área que instiga e acolhe a criação artística, desde o grafite e música até oficinas e eventos para público expressivo. Pois bem, o “Quadrado” está ameaçado, poderá ser gradeado e vigiado por guardas. A iniciativa é do governo estadual e o objetivo, visando controvertida revitalização do Porto, seria abrigar embarcações pesqueiras da Coreia do Sul. Confiando que poderá ser estabelecido diálogo e na expectativa de alternativa que evite o fechamento do “Quadrado”, moradores, pescadores, estudantes e frequentadores tem promovido inúmeras atividades através da campanha “Quadrado é nosso”.

 

Movimento “Ocupa Quadrado” promoverá roda de conversa

Movimento “Ocupa Quadrado” promoverá roda de conversa

QUADRADO NA PRAÇA – Durante o Piquenique Cultural, acontecerá roda de conversa para debater ações em defesa do “Quadrado”. A iniciativa reunirá lideranças da comunidade e todos aqueles que estão sensibilizados com o zelo por uma das poucas áreas gratuitas de acesso ao lazer. Em destaque, a possibilidade de assinatura da “petição pública” que questiona o projeto do poder público. No Facebook é possível curtir, compartilhar e participar das atividades de resistência no “# Ocupa Quadrado”.

MOSTRA DE MÚSICA  A equipe do Piquenique Cultural aprovou, em edital do ano passado do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA), a 1ª Mostra de Música. Na edição de domingo estará acontecendo a terceira etapa da mostra. Como atrações, algumas das bandas que foram selecionadas no início ano: “Create!”; “Os Baobás do Fim do Mundo”. Como convidados, crianças e jovens do Bairro Getúlio Vargas (BGV). Sob a regência do lutador social Ben Hur Flores, apresentação da Orquestra Popular Afro Beat Anjos e Querubins. “A mostra  se fortalece como palco da diversidade na cultura musical da cidade. A chegada da primavera será colorida pelo repertório autoral dos artistas, valorizando a cultura e manifestações artísticas locais e proporcionando o contato direto com a comunidade”, enfatizam organizadores.

Anjos e Querubins do bairro Getúlio Vargas FOTOS: Divulgação

Anjos e Querubins do bairro Getúlio Vargas
FOTOS: Divulgação

CREATE! Conforme divulgação: “Formada em julho de 2012, a Create! tem influências do punk rock e rock alternativo. Nos primeiros anos, o foco tem sido os shows na região. Em 2014 houve a gravação da primeira música, que estará no CD coletânea da mostra de música. No domingo, estreia da nova formação e a gravação de imagens para o clipe da banda”.

 BAOBÁS do Fim do Mundo é “grupo que se propõe a desenvolver trabalho de criação musical e poética. Como fontes, as manifestações culturais e religiosas de matriz africana e a exaltação da convivência harmônica entre o ser humano e o meio ambiente.

A partir desse referencial as composições do grupo procuram abordar questões existenciais muitas vezes de forma crua, cáustica e irônica, mas sem abrir mão dos elementos poéticos, da magia e fantasia. De formação eclética, seja quanto as influências musicais e literárias, seja quanto à faixa etária e atividades profissionais fora da arte, o grupo utiliza o método que denomina de ‘divisão social do trabalho musical’, valorizando todos os ritmos na construção de suas composições, fiel ao principal apanágio da MPB: a conjugação da tradição com modernidade”, informam integrantes.

Sonoridade de raiz afro com “Os baobás do fim do mundo”

Sonoridade de raiz afro com “Os baobás do fim do mundo”

QUERUBINS – O grupo do BGV contará com a participação da Escola Louis Braille. “A Orquestra Popular Afro Beat Anjos e Querubins é mais do que um grupo de percussão. Trata-se de um projeto social idealizado por Ben Hur Flores, que também é o regente musical dos jovens. Em mais de dez anos atuando em Pelotas e região, essa turma também é parceira do Piquenique Cultural desde as primeiras edições. O ritmo deles irá colorir a celebração de mais um aniversário da parceria”, diz Aline.

COLETÂNEA da 1ª Mostra de Música do Piquenique Cultural, tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2015. No disco, músicas dos oito selecionados e dos convidados pela organização.

 

Banda “Create!” foi selecionada à Mostra de Música

Banda “Create!” foi selecionada à Mostra de Música

ATRAÇÕES do 26º Piquenique: grupo MALV de Teatro apresentará “Mariela”, bemo realizará variadas intervenções durante evento; aulão de zumba com Deka Chagas; danças árabes com Morgan Mahira; Varal de Poesia com textos do blog Certas Palavras; Pintando o Sete; Varal Fotográfico; mostras de artesanato.

ACAMPANIQUE entre os dias 9 e 12 de outubro no Ecocamping municipal, será sequência às comemorações do quarto aniversário. Shows, oficinas, cine-debate. INGRESSOS (passaportes), à venda do Stúdio CDs, Cantinho do Chimarrão (Mercado), Woodstock Discos; Papuera.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções