Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

Piquenique Cultural: Reunião amplia a equipe do projeto artístico

24 fevereiro
18:03 2014

Comunicação, infância e terceira idade, direito cultural, meio ambiente, mobilização e produção cultural. Temáticas das equipes de voluntários. De acordo com Aline,

Atividades lúdicas e artísticas à população

Atividades lúdicas e artísticas à população

devido ao sucesso do “Piquenique Cultural”, neste quarto ano estarão sendo ampliadas as equipes de colaboradores. Na reunião deste sábado, abordagens como as ações coletivas para reunir recursos – dia 15 de março será realizado bingo -, bem como a organização da primeira das cinco edições programadas. Outra novidade, diz Aline, será o site do projeto. Através dele, além da divulgação das atividades, também poderão ser efetuadas as inscrições dos participantes. O espaço eletrônico está sendo construído pela “PlugZone”.

PROCULTURA – Ano passado, a equipe do “Piquenique” participou de edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (ProCultura). O projeto foi selecionado e, neste ano, será realizada Mostra de Música. Aline acrescenta que, quinze artistas e grupos musicais serão escolhidos por júri. Os selecionados serão distribuídos entre as cinco etapas do projeto durante o ano. As inscrições possivelmente serão abertas em abril. A “premiação”, menciona ela, será o CD coletânea com os participantes.

DIVERSIDADE – No primeiro “Piquenique” em 2010, show acústico de um músico. Após três anos, apresentações de 38 músicos e bandas, chegando a cem shows ao ar livre. Com atrativos diversificados, o Piquenique oferece oficinas, mostras e interatividade. Além da música, opções como a dança, teatro, malabares, fotografia, artes visuais, literatura, artesanato, “Slackline” – equilíbrio em corda -, e brechó.

Aline Maciel integra a coordenação da iniciativa

Aline Maciel integra a coordenação da iniciativa

ITINERÂNCIA é um dos diferenciais do projeto. A ideia tem sido levada a diferentes bairros, e já teve edição no Capão do Leão. Em Piratini foi a inspiração para o “Piquenique da Amizade”. Em 2014 estará pela primeira vez no bairro Simões Lopes. Neste ano também haverá edições no Fragata, centro e Areal. No verão 2015, pela primeira vez no Laranjal. A perspectiva é de periodicidade bimestral. Cada edição implica em logística, que exige parcerias e colaboração. Em destaque, nas edições em bairros, o contato prévio com os moradores, associações e escolas. A “equipenique” de mobilização visita a comunidade, explanando sobre a iniciativa e convidando à participação.

RECORDE de público, conforme estimativa da Brigada Militar, lembra Aline, aconteceu na comemoração do segundo aniversário em 2012. No Parque da Baronesa, cinco mil pessoas participaram do “Piquenique”. Na trajetória, piqueniques nas tardes de domingo, em praças como a Cel. Pedro Osório, Modelo, Alfândega, Liberdade, Rodoviária, Faculdade de Direito, Santa Teresinha, Tablada, parque Dom Antônio Zattera.

Comentários ()

Seções