Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

Plantio de horta marca Dia Mundial da Educação em escola na Vila Princesa

30 abril
17:08 2014

Há cerca de um ano, o cenário de uma das áreas de convivência da E.M.E.F. Profª Daura Ferreira Pinto, na Vila Princesa, era diferente. Entulhos da obra de ampliação das salas de aula impediam que o espaço fosse utilizado pelos estudantes. Nesta terça-feira (29), em alusão ao Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) revitalizou o espaço a partir de uma ação conjunta de empresas envolvidas na duplicação da BR-116, em Pelotas.

Atividade é uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental

Atividade é uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental

Em um canteiro sustentado e protegido por garrafas pets, os estudantes da pré-escola ao quinto ano plantaram temperos como cebolinha e salsinha, brócolis, alfaces roxa, crespa, americana e lisa. Incentivar o plantio, ensinando as crianças a cultivá-lo, é um dos princípios do Programa de Educação Ambiental executado pela gestora ambiental do empreendimento (STE S.A.). “A ideia de revitalizar o espaço dialoga diretamente com a nossa orientação pedagógica, de trabalhar a educação ambiental a partir do próprio espaço de vivência dos sujeitos envolvidos no processo”, explicou o coordenador do Programa, Cauê Canabarro.

Para a diretora Fabiana de Souza Ribeiro, a horta faz com que eles aprendam a lidar com a terra, além de ser uma preocupação constante do educandário.  “Cuidamos para que não faltem verduras. Eles comem mesmo, adoram”, falou. Tânia Maria Almeida Vilela é merendeira há três anos e meio. Segundo ela, também é função da escola desenvolver esse gosto pela alimentação correta. “Achei essa iniciativa maravilhosa, pois com a horta poderemos incentivá-los.”, disse. Um manual com instruções de como cuidar do espaço foi entregue aos professores.

Além do colorido no pátio, proporcionado pelas mudas de amor perfeito, pervinca, beijinho e begônia, a escola também teve um espaço de lazer montado. Com o apoio do Consórcio HAP-CONVAP, responsável pelo lote de duplicação que compreende a Vila Princesa, brinquedos de madeira que aguardavam para compor uma praça foram instalados. “Agora temos local seguro para desenvolver brincadeiras orientadas com as crianças”, afirmou Fabiana. Como o bairro é impactado diretamente pelas obras da rodovia, esta é também uma medida de compensação sugerida pelo Programa Ambiental.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções