Diário da Manhã

Notícias

Plataforma colaborativa mapeia, valoriza e conecta a arte urbana do Rio Grande do Sul

Plataforma colaborativa mapeia, valoriza e conecta a arte urbana do Rio Grande do Sul
04 dezembro
01:45 2025

Projeto Murais do Sul realiza circuito de oficinas presenciais em nove cidades, com atividades formativas e convocatória para novos murais em 2026

Artistas de todo o Rio Grande do Sul têm acesso à primeira plataforma colaborativa dedicada à catalogação da arte urbana do Rio Grande do Sul, criada para mapear, registrar e valorizar as produções que transformam o território gaúcho em uma imensa galeria a céu aberto, intitulada Murais do Sul. A iniciativa nasce com o propósito de preservar o acervo de arte urbana, estimular novas produções e fortalecer a rede de artistas, produtores e gestores culturais que constroem o cenário das artes visuais no estado.

Nesta sexta-feira, dia 05/12, cinco palestras serão conduzidas na Otroporto (rua Benjamin Constant, 701A), das 10h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site muraisdosul.com.br/oficinas

 

A plataforma — acessível em www.muraisdosul.com.br — funciona como um banco de dados coletivo, convidando artistas e comunidades a cadastrarem obras, projetos e intervenções urbanas. “A ideia é formar um acervo vivo, em constante expansão, que reflita a potência criativa das ruas gaúchas”, revela Vinicius Amorim, criador do projeto, que é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através de edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Os interessados em participar podem solicitar um usuário colaborador e contribuir com informações, registros e localizações de murais, grafites, estênceis e outras expressões de arte pública.

Oficinas formativas chegam a nove municípios gaúchos

Entre novembro e dezembro de 2025, o Murais do Sul realiza o circuito de oficinas presenciais “Como Potencializar a Arte Urbana no RS?”, com atividades formativas em nove cidades gaúchas: Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Pelotas, Capão da Canoa e Novo Hamburgo. As oficinas têm como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da arte urbana, abordando desde processos curatoriais e de catalogação até modelos de financiamento, práticas seguras de pintura mural e estratégias de transformação urbana. Cada oficina tem duração de um dia, com encontros das 10h às 12h e das 14h às 17h, e inscrições gratuitas pelo site www.muraisdosul.com.br/oficinas ou pelo Instagram @muraisdosul.

As atividades serão conduzidas por artistas e profissionais com ampla experiência na área. O artista visual, curador e gestor cultural André Venzon ministra a oficina Catalogar é Preciso!, abordando formação de acervo, curadoria e catalogação de arte contemporânea. Tio Trampo, artista visual, muralista e arte-educador pioneiro da arte urbana no RS, apresenta Os Desafios do Artista Urbano na Pintura de Grandes Murais, com foco em gestão de tempo, planejamento de layout e segurança em altura. A gestora e produtora cultural Juliana Brondani conduz Financiamento através das Leis de Incentivo e Editais, oferecendo fundamentos de gestão cultural e elaboração de projetos, com simulações práticas e estratégias de captação. Leonardo Marquez e Isa Scopel, do TransLAB.URB,  apresentam Arte Pública, Urbanismo e Transformação Social, discutindo como intervenções artísticas fortalecem a vitalidade urbana e o pertencimento comunitário. E Vinícius Amorim, Relações Públicas e produtor cultural, compartilha sua experiência em O Poder Transformador da Arte Urbana, com foco em mapeamento de locais, autorizações e captação de recursos, inspirando artistas a transformar cidades em galerias a céu aberto.

O circuito já passou por Caxias do Sul (07/11), Santa Cruz do Sul (08/11), Uruguaiana (14/11), Santa Maria (15/11), Passo Fundo (21/11) e Ijuí (22/11). Agora, chega a Pelotas (05/12), Capão da Canoa (12/12) e Novo Hamburgo (13/12).  “O Murais do Sul percorre mais de 4.000 km conectando pessoas, ideias e territórios. Em cada cidade, o projeto promove trocas entre artistas, produtores e comunidades, fortalecendo redes locais e incentivando a arte urbana como prática de valorização cultural e revitalização urbana” afirma Amorim.

Legado – convocatória aberta para artistas urbanos vai produzir nove novos murais pelo estado

Após o circuito formativo, o projeto segue com uma convocatória aberta para artistas urbanos, prevista para dezembro de 2025, que resultará na pintura de nove novos murais, um em cada cidade visitada, entre janeiro e fevereiro de 2026. As obras simbolizam o legado do projeto: a arte como ferramenta de transformação social, cidadania e pertencimento. O cronograma geral do projeto contempla as oficinas em novembro e dezembro de 2025, a convocatória de artistas em dezembro de 2025 e as pinturas dos murais entre janeiro e fevereiro de 2026. Além de consolidar uma plataforma digital de catalogação, o Murais do Sul atua presencialmente nas cidades, criando pontes entre o que já foi produzido e o que ainda está por vir. 

“O Murais do Sul nasce para mapear o que existe e inspirar o que ainda vai ser pintado. É uma plataforma viva, construída por quem acredita que a arte urbana é expressão, memória e transformação”, declara.

Apresentado pelo Ministério da Cultura (@minc) e pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (@sedac_rs), através de edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o projeto tem produção da Pólen Arte em Movimento (@art.polen), financiamento do Pró-Cultura RS e apoio das prefeituras de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Pelotas, Capão da Canoa e Novo Hamburgo.

Calendário das Oficinas

05/12 (Sex) Pelotas Otroporto (R. Benjamin Constant, 701A)
12/12 (Sex) Capão da Canoa Auditório da Prefeitura (Av. Paraguassu, 1881)
13/12 (Sáb) Novo Hamburgo Secretaria Municipal da Cultura – Sala de Reuniões (Av. Dr. Maurício Cardoso, 132)

Fotos: Fábio Alt e Cristiano Lessmann

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções