Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

Polícia Civil gaúcha localiza dezenas de desaparecidos no desastre

Polícia Civil gaúcha localiza dezenas de desaparecidos no desastre
23 maio
14:50 2024

Polícia Civil do Rio Grande do Sul recebe apoio de outros estados para localizar pessoas informadas como desaparecidas na catástrofe. Já são 163 mortos

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul já localizou 45 pessoas que estavam em casas de parentes, abrigos não oficiais e em áreas afetadas pelos alagamentos, permitindo que elas reencontrem seus familiares em meio ao desastre das enchentes no estado.

A ação é resultado de um trabalho em parceria com a Diretoria de Operações de Inteligência da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), por meio do Ciberlab, tecnologia que permite a busca de vítimas em cooperação com redes sociais e outros mecanismos.

O trabalho conta, ainda, com o apoio das polícias civis do Pará, de Pernambuco e de Sergipe, que disponibilizaram integrantes do efetivo para que, combinando os recursos e conhecimentos, pudessem trazer informações úteis na localização das vítimas.

Para o Chefe de Polícia gaúcho, delegado Fernando Sodré, a cooperação é de extrema importância: “Não há palavras para agradecer essa parceria entre polícia e setor privado. Neste momento tão difícil e desafiador para todos nós, a cooperação tem sido crucial para localizar pessoas e diminuir o sofrimento das famílias. Parabenizo todos os envolvidos nessa força-tarefa, em especial à Senasp e aos integrantes das polícias civis de Sergipe, do Pará e de Pernambuco”.

A Polícia Civil reforça a necessidade de que as pessoas façam sempre o boletim de ocorrência, de forma presencial ou pela Delegacia Online, informando o nome do desaparecido e o local do fato, para que as buscas sejam facilitadas. Informações que ajudem a localizar pessoas desaparecidas também podem ser repassadas por Whatsapp para o número: (51) 98444-0606.

Chuvas já mataram 163 pessoas

O governo do Rio Grande do Sul confirmou mais uma morte em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de abril. Com isso, o número de óbitos subiu para 163. A informação consta na atualização do boletim da Defesa Civil gaúcha, divulgado na manhã desta quinta-feira-feira (22). Neste momento, 72 pessoas continuam desaparecidas e a tragédia deixou feridas 806 pessoas.

No maior desastre climático do estado, mais de 647 mil gaúchos ainda estão fora de suas residências, vivendo em abrigos, na casa de amigos e parentes ou  em acampamentos à beira de rodovias do estado. Apesar do número de pessoas em abrigos estar diminuindo, ainda são 65.762 desabrigados nesses 805 locais, como quadras, salões e abrigos. O estado também registra 581.643 desalojados.

Por MetSul https://metsul.com/policia-civil-gaucha-localiza-dezenas-de-desaparecidos-no-desastre/  – Com informações de Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções