Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Polícia Federal e curso de Química Forense firmam Acordo de Cooperação

Polícia Federal e curso de Química Forense firmam Acordo de Cooperação
19 outubro
13:37 2023

A implementação de ações conjuntas entre a UFPel e a Superintendência Regional de Polícia Federal no RS consolidará uma ampla troca de conhecimentos e experiências

O curso de Química Forense da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Superintendência Regional de Polícia Federal no estado do Rio Grande do Sul assinaram acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações de extensão e pesquisa. A parceria prevê colaboração mútua na realização e desenvolvimento de ações de interesse comum, voltados para o treinamento de recursos humanos, desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias e informações, bem como planejamento e desenvolvimento institucional, a ser executado no Estado do Rio Grande do Sul.

As especificações estão estabelecidas no plano de trabalho e ações do projeto de extensão “Abordagens Teóricas e Práticas da Química Forense no Âmbito Pericial”, coordenado pela professora Clarissa Marques Moreira dos Santos, lotada no curso de Química Forense, e com apoio técnico-científico do Núcleo Científico da Polícia Federal da Unidade de Pelotas – RS.

De acordo com a coordenadora do projeto, a implementação de ações conjuntas entre a UFPel e a Superintendência Regional de Polícia Federal no Rio Grande do Sul consolidará uma ampla troca de conhecimentos e experiências, com benefícios tanto para os estudantes do curso de Bacharelado em Química Forense, quanto para o Núcleo Técnico-Científico da Delegacia de Pelotas, setor da Polícia Federal envolvido no projeto.

Segundo ela, no que tange aos discentes, as ações desenvolvidas possibilitarão o seu envolvimento em atividades periciais, como forma não somente de aplicação do conhecimento desenvolvido no curso, mas também na dinamização deste em uma esfera profissional e multidisciplinar. Por sua vez, explica, para o Núcleo Técnico-Científico da Delegacia de Polícia Federal de Pelotas o desenvolvimento do projeto, com intensa integração entre os envolvidos, permitirá aperfeiçoar sua estruturação técnica e o intercâmbio de informações com os estudantes e profissionais da instituição de ensino, visando a adequada realização de exames na área de Ciências Forenses e locais de crime simulados.

Além disso, os professores Carla Hartwig, Claudio Pereira, Geonir Siqueira e Rogério Freitag também participam do projeto buscando interação na realização de ações e eventos, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Também é intenção possibilitar ações conjuntas de cunho científico-tecnológico em outros campos do conhecimento no âmbito forense em conjunto com o Núcleo Científico da Polícia Federal da Unidade de Pelotas – RS. As ações ocorrem através de uma efetiva colaboração dos peritos criminais federais, auxiliando os discentes do curso de Química Forense, com conhecimentos e expertises de atuação pericial, em análise de drogas apreendidas, anabolizantes, medicamentos falsos, investigação em locais de crimes simulados e outras especialidades de atribuição pericial.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções