Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Ponte do arroio Sanga Funda está 80% executada

25 outubro
08:31 2018

A nova ponte sobre o arroio Sanga Funda, em substituição à de madeira, com estrutura comprometida, complementará, depois de pronta, a requalificação da avenida Ildefonso Simões Lopes, no trecho entre o Corredor Um e a avenida Alfredo Theodoro Born (Estrada dos Maricás). As obras da ponte estão aproximadamente 80% concluídas.

O projeto é gerenciado e fiscalizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e as obras são executadas pela empresa Bripav Britagem e Pavimentação. O investimento na construção da ponte nova é de 310 mil.

O primeiro passo das obras foi a demolição da ponte de madeira. Parte do material foi reutilizado na recuperação da ponte do Passo Fundo, executada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), na avenida João Carlos Nogueira, acesso às localidades de Cascalho, Boa Vista e Sanga Funda.

Depois, a equipe da Bripav desviou o curso da sanga (processo chamado ensecadeira), para realização do trabalho de escavações e substituição do material do fundo do leito por pedras rachão, brita e pó de pedra, que serviram de base para o radier (laje) de sustentação das aduelas (tubulação de concreto) da ponte nova.

A estrutura da ponte nova é composta por três linhas com dez aduelas cada, fechando as medidas de dez metros de comprimento por dez de largura, e já está pronta.

NOVA estrutura, com aduelas de concreto, acompanha a requalificação da avenida Ildefonso Simões Lopes

NOVA estrutura, com aduelas de concreto, acompanha a requalificação da avenida Ildefonso Simões Lopes

O QUE FALTA

A seguir, de acordo com informações da Seplag, serão feitas as alas de concreto (paredes que protegem as laterais), para posterior aterro das cabeceiras e pavimentação asfáltica, em prosseguimento à da avenida.

Depois de pavimentada, a nova estrutura receberá sinalização e os guarda-corpos metálicos nas laterais.

O investimento naquele trecho de 440 metros da avenida Ildefonso Simões Lopes foi de R$ 1,9 milhão, e incluiu obras de drenagem, eliminando valetas, meios-fios, passeios públicos dos dois lados, acessibilidade, ciclofaixa, além de quatro abrigos de ônibus padronizados

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções