Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Ponto de Vista – Ciclo de Cinema e Design: documentário sobre o designer Alexandre Wollner abre a programação de 2014

28 maio
15:04 2014

Neste sábado, 31 de maio, estreia a edição 2014 do projeto de extensão Ponto de Vista – Ciclo de Cinema e Design, iniciativa coordenada pelo professor Alexandre Vergínio Assunção, da coordenadoria de Design do IFSul-câmpus Pelotas. O primeiro filme a ser exibido é o documentário “Alexandre Wollner e a formação do Design Moderno no Brasil”. Marcada para as 17h, no auditório Enilda Feistauer, a sessão tem entrada franca e é aberta à comunidade.

No documentário de 85 minutos, dirigido por Gustavo Moura e coordenado por André Stolarski, Alexandre Wollner um dos maiores nomes do design gráfico brasileiro, fala sobre sua participação nos momentos centrais da história do design e dos trabalhos que determinaram não somente um novo rumo à produção visual brasileira como também uma personalidade própria a essa arte. Ao longo de sua carreira, o designer concebeu projetos de identidade visual para empresas como Itaú, Hering, Philco, Eucatex, Metal Leve e Indústrias Klabin, tornando-se internacionalmente reconhecido.

Na edição deste ano, a proposta é retomar, em sábados alternados, o espaço para debates sobre as temáticas abordadas em cada documentário, proporcionando aos espectadores discutir as fronteiras entre uma área e outra e seus respectivos processos criativos.

O Ponto de Vista – Ciclo de Cinema e Design surgiu em 2012, como proposta de um projeto-piloto, e no ano passado, tornou-se um projeto de extensão. Interdisciplinar, envolve Introdução ao Design; Fundamentos do Design; Percepção e Cognição; História a Arte; História do Design; Estética; Teoria e Crítica do Design; Antropologia e outras que venham a relacionar seus conteúdos com os filmes exibidos no ciclo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções