Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Ponto para ser comemorado

Ponto para ser comemorado
30 janeiro
10:00 2017

Brasil empata por 0 a 0 com o Juventude no Alfredo Jaconi no jogo de estreia no Campeonato Gaúcho de 2017

Jean Silva tenta finalização no primeiro tempo, quando o Brasil fez suas jogadas ofensivas na área do Juventude Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Jean Silva tenta finalização no primeiro tempo, quando o Brasil fez suas jogadas ofensivas na área do Juventude
Fotos: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

O Brasil estreou no Campeonato Gaúcho com empate por 0 a 0 contra o Juventude, neste domingo, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O resultado acabou sendo satisfatório, porque ocorreu fora de casa. “É um resultado para ser comemorado pelo ponto e pela atuação”, destacou o técnico Rogério Zimmermann no final da partida. O Xavante segue invicto nos confrontos com a Dupla Ca-Ju na Serra. A última vez que perdeu foi para o próprio Juventude em novembro de 2012.

As equipes se revezaram na execução de jogadas ofensivas no primeiro tempo. A iniciativa de atacar foi do Juventude, mas o Brasil apresentou uma saída rápida de jogo. Aos 34 minutos, Nem acertou uma cabeçada, após cobrança de escanteio. O goleiro Lucas chegou a tocar na bola, que se chocou com o travessão. Em seguida, a chance surgiu no pé direito de Bruno Lopes, que recém havia entrado em campo no lugar de Gustavo Papa. O atacante tentou fazer o gol de “cavadinha”, mas a bola foi para fora.

O Juventude teve também suas chances de gol. Eduardo Martini fez uma defesa difícil em conclusão de Murilo. Numa cobrança de escanteio feita por Pará, a bola tocou no pé da trave. “Conseguimos fazer uma boa marcação e tivemos algumas chances. Precisamos estar mais atentos, quando surgirem chances para fazer o gol”, comentou o meia Aloísio ao sair de campo no final do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Brasil se retraiu para segurar o adversário. O Juventude ficou com a bola no ataque, mas não conseguiu entrar na defesa rubro-negra. Teve poucas finalizações e, quando chutou a gol, parou na segurança de Eduardo Martini. Desgastado no segundo tempo, o Xavante perdeu a força do contra-ataque.

O Brasil volta a jogar na quarta-feira, às 19h30, diante do Inter, em Porto Alegre, pela Primeira Liga. Já pelo Gauchão, o próximo jogo é diante do Cruzeiro, domingo, no Bento Freitas.

 

JUVENTUDE

Douglas; Bruno Ribeiro, Anderson Martins, Ruan e Pará; Wanderson, Lucas, Murilo (Caprini), Wallacer (Hugo) e Felipe Lima; Caion (Sananduva). Técnico: Paulo César Parente.

BRASIL

Eduardo Martini; Eder Sciola, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon; Leandro Leite, Nem (Galiardo), Lenilson, Aloísio (Wender) e Jean Silva; Gustavo Papa (Bruno Lopes). Técnico: Rogério Zimmermann.

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Árbitro: Leandro Vuaden

Assistentes: Max Augusto Vioni e Tiago Augusto Diel

Cartões amarelos: Ruan e Pará (J); Nem e Cirilo (B)

 

Papa atingido

brasil juventude01

Papa foi atingido logo no primeiro minuto de jogo e teve que sair

Logo no primeiro minuto de jogo, Gustavo Papa disputou um lance pelo alto com o zagueiro Ruan e foi atingido na nuca. Para o técnico Rogério Zimmermann, o lance teve agressão ao atacante do Brasil, que – minutos depois – necessitou se substituído por Bruno Lopes. Papa foi conduzido a um hospital de Caxias do Sul para realizar exames. Ruan levou apenas o cartão amarelo.

Sem Gustavo Papa, o Brasil mudou a forma de jogar: saiu o atacante de referência, que prende o zagueiro adversário, e encontrou outro de mobilidade e que ainda não se encontra nas melhores condições físicas. “Sem o Gustavo, o Juventude passou a sair mais com a bola”, reconheceu o treinador. O ataque xavante marcou apenas um gol em cinco jogos (quatro amistosos) nesta temporada.

 

 

SURPRESA: São Paulo faz 3 fora de casa

De quatro jogos deste domingo pela primeira rodada do Gauchão, três terminaram empatados. O único time a ganhar foi o São Paulo. E uma vitória espetacular. O time treinado por Gilson Maciel derrotou o Passo Fundo por 3 a 0 no Vermelhão da Serra em Passo Fundo. A rodada terá prosseguimento nesta segunda-feira, às 20h15, com o jogo Novo Hamburgo x Caxias. Na quinta-feira terá Grêmio x Ypiranga, na Arena.

Fidélis foi o destaque do São Paulo, porque marcou dois gols em Passo Fundo. O primeiro foi cobrando pênalti de Ruan em Neílson. Depois, Cleverson ampliou a vantagem do time rio-grandino. Por fim, Fidélis consumou a goleada surpreendente no Vermelhão da Serra. A exemplo do ano passado, o Passo Fundo começou o Gauchão com derrota por 3 a 0 dentro de casa. Em 2016, o algoz foi o São José.

O jogo entre Cruzeiro e São José, em Gravataí, terminou sem a marcação de gol. A grande chance da vantagem foi do mandante da partida. Thiago Alagoano cobrou pênalti, mas Fabio (melhor goleiro do Gauchão de 2016) defendeu.

 

TERCEIRONA

Acabar com limite de idade

Alcy Moraes (presidente do Conselho Deliberativo), Guidotti e Berneira: Farroupilha quer extinção do limite de idade Foto: Jonathan Silva/Farroupilha

Alcy Moraes (presidente do Conselho Deliberativo), Guidotti e Berneira: Farroupilha quer extinção do limite de idade
Foto: Jonathan Silva/Farroupilha

A fórmula da Segunda Divisão (Terceirona) será definida nesta segunda-feira no congresso técnico dos clubes na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre. A principal questão é se a competição manterá o limite de idade de 23 anos. O Farroupilha quer a extinção desta “barreira etária”. O Tricolor será representado na reunião pelo presidente Tiago Guidotti e pelo gerente de futebol Darlan Berneira.

O regulamento da Terceirona dos últimos anos limita em apenas três jogadores com mais de 23 anos ou que tenham disputado divisão superior na temporada por partida de cada equipe. “Queremos acabar com esse limite dos 23 anos. Nossa proposta é que fique livre ou então aumente esse limite para oito ou cinco jogadores por jogo”, diz Guidotti.

Uma mudança certa é que a competição irá promover duas equipes (campeão e vice) para a Divisão de Acesso. Nos últimos dois anos só subia o primeiro colocado. O campeonato de 2017 irá começar no primeiro fim de semana de abril.

CONTRATADOS – O Farroupilha anunciou neste fim de semana mais um “pacote” de jogadores acertados para a temporada. A lista conta com Johnatan Passarinho (volante), Juliano Lino (meia), William Bica (meia), Juliano Madalena (meia), William Coelho (lateral), Waguinho (meia-atacante), Ihuur Tavares (lateral-esquerdo), Gleisson (atacante) e Alisson (atacante).

Antes, o Farroupilha tinha confirmado o acerto com cinco jogadores: Fuca (zagueiro), Ariel (volante), Rafinha Almeida (volante), Raphinha Castro (meia) e Anderson (volante).

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções