Diário da Manhã

terça, 14 de maio de 2024

Notícias

População elogia iniciativa para requalificar o espaço público

19 março
15:40 2014

“Eu acho maravilhoso, nota dez para ele (prefeito). Tô muito feliz de que a minha cidade, que eu amo tanto, está sendo arrumada”, disse, emocionada, a aposentada Diva Funari, de 74 anos, moradora da avenida Bento Gonçalves, que já está com outro visual após a retirada dos 23 trêileres que funcionavam no canteiro central da via. A declaração de dona Diva reflete a opinião de muitas pessoas sobre a iniciativa da prefeitura de Pelotas de organizar e requalificar o espaço público do Município, em conformidade com a exigência do Ministério Público (MP).

População destacou a tranquilidade da Bento, após a retirada dos trêileres

População destacou a tranquilidade da Bento, após a retirada dos trêileres
Foto: Rafa Marin

Também residente na Bento Gonçalves, a técnica em Enfermagem Ideli Borges não esconde a satisfação em presenciar a mudança. “Eu acho ótimo. A noite era uma barulheira, música a todo volume, pela manhã uma bagunça, copos jogados por toda parte, urinavam no chão… Era um horror. Agora vou poder descansar. Eu sei que muitos vão voltar, mas de forma mais organizada”, ponderou.

“Está bom. Para o meu negócio, não interfere em nada, mas tinham mesmo que fazer uma limpeza, do jeito que estava não dava mais. Agora falta a prefeitura cumprir com o que está dizendo que vai fazer, de organizar e construir áreas de lazer, aí sim, vai ficar muito bom”, disse um comerciante, que prefere não se identificar, referindo-se aos projetos de requalificação das avenidas Bento Gonçalves e Duque de Caxias, que prevêem a construção de parques lineares e áreas de lazer, com o intuito de beneficiar os pedestres e devolver o espaço público à comunidade. O projeto da Bento, já elaborado por equipe da prefeitura, deve ter início no segundo semestre deste ano.

Ontem (17/03/2014) terminou o prazo para que os proprietários de trêileres fixos fizessem a retirada dos equipamentos das vias públicas. Aqueles que fizeram isso até a meia-noite, ainda tiveram a oportunidade de solicitar a readequação ao longo do dia. Nas Três Vendas, por exemplo, o levantamento realizado ontem apontava que nove trêileres haviam sido retirados e ainda restavam outros nove – destes, cinco já tinham sido removidos na manhã de hoje (18/03/2014). “Nesta fase, faremos levantamentos diários para planejar o cronograma do dia seguinte e evitar que as máquinas e caminhões se desloquem desnecessariamente”, explicou Diego Prestes, gerente de Uso e Ocupação da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbanada (SGMU).

A construção de áreas de lazer está nos planos da revitalização da prefeitura

A construção de áreas de lazer está nos planos da prefeitura
Foto: Rafa Marin

Duas equipes, compostas por funcionários da SGMU, agentes de Trânsito e guardas municipais (SJSS), passaram o dia atuando na remoção dos trêileres fixos. Na Bento Gonçalves, foram retirados os quatro trêileres que restavam. Na avenida Duque de Caxias também foram removidos quatro estabelecimentos. Em um deles, o proprietário de um estabelecimento construído em alvenaria, que ocupava uma área grande do espaço público, pôs resistência à ação. O homem subiu encima do trêiler e se negou a sair – foi o único caso em que a Guarda Municipal precisou intervir, para retirá-lo. Em seguida o local foi demolido.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções