Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

Portugueses revelam seus segredos

16 junho
14:40 2014

Os portugueses, que chegaram a Pelotas esta semana, já estão se sentindo em casa na 22ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce). Na noite de ontem, doceiras portuguesas e membros da Associação de Ovos Moles de Aveiro (APOMA) tomaram conta da cozinha no espaço lounge da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel). O público, em sua maioria estudantes de culinária e cozinheiras amadoras, ficou impressionado com a riqueza de detalhes e os cuidados no preparo do tradicional doce de Ovos Moles, originário do país europeu.

Workshop promoveu o intercâmbio de experiências entre doceiras portuguesas e brasileiras Foto: Flávio Neves

Workshop promoveu o intercâmbio de experiências entre doceiras portuguesas e brasileiras
Foto: Flávio Neves

O workshop contou a história do doce que inicialmente servia para fortalecer os doentes nas enfermarias do convento de Aveiro, devido ao alto teor nutritivo e que hoje se tornou uma iguaria típica da região. No fogão, a doceira Maria João, com 30 anos de profissão, ensinou passo a passo o preparo da sobremesa. “Se substituirmos a mão da doceira por instrumentos tecnológicos, como a batedeira elétrica, não fica o mesmo produto. O segredo é a mão de quem faz”, comentou o presidente da APOMA, José Francisco Silva.

O público esteve atento a cada detalhe da receita. A farmacêutica Vanize Farias pretende ingressar no curso de doces de pelotas, oferecido pela faculdade Senac. As aulas começam na segunda-feira e a aspirante a doceira pretende entrar na capacitação já com o pé direito. “Saber fazer o ovos moles no padrão português agrega um valor ainda maior no preparo das sobremesas”, destacou.

Depois do preparo a platéia pode degustar o doce tradicional de Aveiro, recheado em uma massa como a da hóstia, feita com farinha de trigo e água.

Ingredientes Ovos Moles:

– 150ml de água

– 500g de açúcar

– 24 gemas de ovo

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções