Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

PPG em Odontologia assina contrato para novo prédio

27 fevereiro
15:36 2014
Novo prédio ficará localizado ao lado das antigas instalações da odonto, na Gonçalves Chaves

Novo prédio ficará localizado ao lado das antigas instalações da odonto, na Gonçalves Chaves

Na última terça-feira (25), o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel deu novos passos concretos em direção à construção de suas novas instalações. Foi assinado o contrato para a elaboração do projeto arquitetônico executivo e dos projetos complementares da nova edificação, que será localizada ao lado do prédio da Faculdade de Odontologia, na rua Gonçalves Chaves. O ato contou com a participação do coordenador do PPGO, professor Maximiliano Cenci, da reitora em exercício, professora Denise Gigante, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Luciano Agostini e de docentes e alunos do programa.

A assinatura acontece após três anos de acompanhamento e execução de pedido, cotação de orçamentos de empresas de arquitetura e engenharia, ajustes no plano de necessidades, chegada dos recursos financeiros até o processo licitatório. Os projetos foram contratados no valor de R$ 44,4 mil. O programa espera que em meados de junho a documentação necessária para segunda fase que seria a de execução e construção do prédio esteja toda reunida para o início da obra. Os recursos totais envolvem mais de R$ 1 milhão, obtidos através do projeto Núcleo de Estudos Clínicos e Pré-Clínicos em Saúde via edital CT-INFRA da Finep. A empresa vencedora da licitação é a FPO – Firma de Projetos e Obras Ltda.

O projeto para construção de um novo prédio para o PPG em Odontologia vem em um momento de consolidação do programa, que em 2013 recebeu nota 6, de excelência internacional, na avaliação da Capes. No cenário nacional de pós-graduação, o PPGO é reconhecido pelas pesquisas clínicas e pré-clínicas, que envolvem desde ensaios laboratoriais acerca do desempenho de materiais e técnicas restauradoras, passando pelo desempenho biológico e compatibilidade desses materiais, até clínicos randomizados.

Com o crescimento do PPGO, os equipamentos disponíveis e a disponibilidade atual de espaço em nossa área não comportam mais o volume de alunos e atividades que vem sendo desenvolvidas. O mesmo ocorre com os professores, que encontram diversas incompatibilidades de horários para o uso dos equipamentos. O diagnóstico obtido é que a expansão e a aquisição de novos equipamentos não foram acompanhadas por um aumento na área física, o que prejudica inclusive os laboratórios para novas linhas de pesquisa, como é o caso da Engenharia Tecidual.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções