Diário da Manhã

Notícias

Praia do Laranjal é destino de turistas e pelotenses durante a folia

Praia do Laranjal é destino de turistas e pelotenses durante a folia
03 março
08:52 2025

O balneário está próprio para banho

Os últimos dias de calor intenso tem levado milhares de pessoa que não gostam do agito da folia, para a Praia do Laranjal. Pela quarta semana consecutiva, as águas dos balneários pelotenses, segundo o relatório de balneabilidade divulgado na última sexta-feira (28), estão próprias para banho. O documento, divulgado semanalmente pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), atesta a qualidade das águas nesses locais, garantindo a segurança dos banhistas.

Domingo de praia cheia. Fotos: Janine Tomberg

No entorno da Lagoa dos Patos, em Pelotas, são monitorados oito pontos de balneabilidade: Valverde – Trapiche, Santo Antônio – Rua Bagé, Santo Antônio – Rua São José do Norte, Balneário dos Prazeres, Valverde – Av. Sen. Joaquim A. Assumpção, Santo Antônio – Av. Rio Grande do Sul, Santo Antônio e Totó. Todos esses pontos foram aprovados nos testes de balneabilidade, atestando que as águas estão próprias para banho.

Para o visitante André da Rosa, ir com a família para a praia do Laranjal é um atrativo que garante tranquilidade, segurança e paisagens memoráveis.

“Estar aqui mais um ano é muito bom, as pessoas são acolhedoras e o lugar é bonito, as crianças gostam de ficar na água e aqui não é perigoso para elas”, conclui.

Entenda como funciona a avaliação da Fepam

O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50.000 células.

Cuidados na praia

Para que todos possam se divertir com segurança, é necessário tomar alguns cuidados, como respeitar as sinalizações e orientações dos guarda-vidas, usar protetor solar, reforçar a hidratação e consumir alimentos mais leves.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções