Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Praticar atividades físicas pode ajudar na prevenção do câncer de mama

Praticar atividades físicas pode ajudar na prevenção do câncer de mama
13 outubro
09:38 2017

Estudo revela que exercícios simples e regulares reduzem o risco da doença

O benefício da atividade física no controle de diversas doenças já é bem conhecido. No entanto, a prática de exercícios tem se mostrado benéfica na redução do número de casos de câncer de mama, conforme estudo publicado pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer. O estudo, que contou com 73.615 mulheres na fase da pós-menopausa, revelou que aquelas que se exercitavam regularmente tiveram o risco de desenvolver a doença reduzido em 25%. Já as que fizeram atividades mais leves, como ao menos sete horas de caminhadas por semana, reduziram o risco em 14%.

Apesar do câncer de mama ter componente genético, fatores ambientes, como peso em excesso e alimentação pobre em nutrientes, também podem desencadear a doença. “Por meio de atividades físicas é possível diminuir a porcentagem de gordura corporal e abdominal, fator que contribui para a prevenção do câncer de mama, já que o tecido adiposo é a principal fonte de hormônios causadores do câncer, principalmente após a menopausa. Além disso, a pratica de exercícios regulares inibe o desequilíbrio hormonal, outro importante fator de prevenção”, afirma José Carlos Oliveira, personal trainer e especialista em musculação e treinamento funcional da 2 Spin (www.2spin.com.br).

Porém, para prevenir a doença, é preciso ter regularidade, como explica o profissional: “para prevenir o câncer de mama é necessário praticar atividades com frequência, no mínimo três vezes por semana. Boas opções são aulas de danças, yoga e caminhadas”. No entanto, José Carlos alerta: “ao iniciar qualquer tipo de modalidade é fundamental realizar uma avaliação médica. Também é importante a orientação de um educador físico, assim, será possível garantir que as atividades sejam executadas em um ritmo seguro e saudável”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções