Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Prefeita recebe homenagem do governo francês

02 março
09:12 2018

“O amor pela França me tornou professora de língua francesa. Devo tudo a essa escolha determinante feita na adolescência e que foi capaz de despertar em mim o interesse pelos outros, pelo mundo, pela vida política. A dívida que eu tenho com a França vou pagar trabalhando com mais dedicação”.

PAULA foi agraciada com a Ordem das Palmas Acadêmicas

PAULA foi agraciada com a Ordem das Palmas Acadêmicas

Com palavras carregadas de emoção, a prefeita Paula Mascarenhas encerrou o seu pronunciamento após receber a Ordem das Palmas Acadêmicas das mãos do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, na noite de quarta-feira, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Professora adjunta licenciada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a prefeita de Pelotas foi uma das quatro personalidades escolhidas para receber a honrosa distinção concedida pelo governo francês a pessoas que contribuem com a disseminação da cultura francesa no Brasil. A mestre Ghissia Hauser e o presidente da Aliança Francesa de Porto Alegre, Gilson Galera, também receberam a Ordem das Palmas Acadêmicas. Já o diretor de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento, foi condecorado com a insígnia da Ordem das Artes e Letras.   A cerimônia organizada pela Aliança Francesa de Porto Alegre contou o decano do corpo consular da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann, o cônsul geral da França em São Paulo, Brieuc Point e o cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé.

L’ORDRE DES PALMES ACADEMIQUES

De acordo com o diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre e responsável pela cooperação francesa no Estado, Patrice Pauc, a Ordem das Palmas Acadêmicas foi criada em 1808 por Napoleão, imperador francês, para homenagear os membros eminentes das universidades. Depois, no final do século 19, a distinção se ampliou para destacar pessoas que prestaram serviços à educação e para estrangeiros ou franceses que moram no exterior, que contribuíram ativamente para expansão da cultura francesa no mundo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções