Prefeito vai decretar situação de emergência na zona rural de Pelotas
Passagem do ciclone extratropical provocou perdas em estrutura viária e em lavouras de pêssego, milho, fumo e soja
O prefeito Fernando Marroni vai decretar nesta quinta-feira (11) situação de emergência na zona rural de Pelotas em razão dos estragos provocados pelo ciclone extratropical que atingiu o município entre a terça-feira (9) e quarta (11). O documento a ser assinado pelo chefe do Executivo é baseado em relatório preliminar das secretarias da Defesa Civil (SMDC) e de Desenvolvimento Rural (SDR). A decisão pela situação de emergência foi tomada durante reunião entre o prefeito e secretários no início da tarde desta quarta-feira (10).
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Milton Martins, a região foi castigada pelos efeitos do ciclone com avarias em pontes (algumas estruturas foram arrastadas pelas águas, enquanto outras foram danificadas em suas cabeceiras) e em estradas, o que compromete a mobilidade dos moradores e agricultores familiares da chamada colônia. Em várias localidades o transporte coletivo foi suspenso em razão das condições das estradas e do acúmulo de água na pista. Há também locais em que os moradores sofrem com falta de luz e de comunicação.
Um laudo agropecuário elaborado por técnicos do Escritório Municipal da Emater também será anexado ao decreto do Executivo, bem como do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet/UFPel). Ambos servirão para justificar a situação de emergência na região e assim, em dez dias, a Prefeitura deverá homologar o decreto junto ao governo estadual e ao governo federal para acessar recursos.
Aulas suspensas
As aulas permanecem suspensas na zona rural de Pelotas nesta quinta-feira (11) nas 20 escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e em um centro especializado. Quatro unidades básicas de saúde (UBSs), nas colônias Triunfo, Grupelli, Ponte Cordeiro de Farias e Vila Nova, das 12 que suspenderam o atendimento nesta quarta-feira, permanecerão fechadas ainda nesta quinta (11). As demais, bem como na Colônia de Pescadores Z3, voltam a funcionar.
O ciclone extratropical deixou marcas de 120 milímetros de chuva (80 milímetros em 12 horas) e ventos de até 80 quilômetros por hora no município. Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo celular (53) 99700-7575 a qualquer hora do dia e da noite.







