Prefeitura anuncia datas da Conferência da Cidade

Evento que vai traçar diretrizes do desenvolvimento urbano de Pelotas para os próximos anos, será realizado nos dias 27 e 28 de junho
A Prefeitura definiu para os dias 27 e 28 de junho (sexta-feira e sábado) a realização da Conferência da Cidade, que está sendo conduzida pela administração municipal em conjunto com a sociedade civil. As datas foram determinadas pela Comissão Organizadora, que se reuniu pela primeira vez desde que foi constituída, na tarde de terça-feira (8), na Secretaria de Urbanismo (Seurb). Ainda falta estabelecer o local onde a Conferência será realizada.
A programação prevê uma cerimônia de abertura na noite do primeiro dia da Conferência. O segundo dia será dedicado inteiramente às discussões a partir do turno da manhã, além de eleição das diretrizes que irão balizar o desenvolvimento urbano do município a partir do evento e também dos delegados que irão representar Pelotas na Conferência Estadual, conforme cronograma do Ministério das Cidades. A Conferência Nacional deve ser realizada no segundo semestre deste ano.
Também na reunião de terça, foi acertado que os próximos encontros terão como prioridade a elaboração do regimento da Conferência que, posteriormente, será apresentado ao conjunto da sociedade civil, entre eles os poderes Legislativo e Judiciário. A próxima está marcada para terça-feira (15) na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) l, em Pelotas. A ideia é promover os encontros da Comissão Organizadora em cada espaço representativo até a realização da Conferência.
Critérios
Para a realização da Conferência da Cidade, a Prefeitura segue o modelo previsto pelo Ministério das Cidades. O objetivo é garantir a participação social nos processos de elaboração das políticas públicas, com ampla representatividade nas discussões e presença de todos os atores do processo de desenvolvimento urbano no município, desde empresários do setor da construção civil a movimentos sociais e populares.
Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora da Conferência da Cidade foi constituída sexta-feira (4), com direito a sorteio em alguns dos segmentos que apresentaram número de inscrições acima do número de vagas (três). Confira a composição:
Segmento Gestores, administradores públicos e legislativos
– Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb)
– Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Smir)
– Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF)
Segmento Movimentos populares
– Central dos Movimentos Populares (CMP)
– Instituto Izaura Rodrigues
– Instituto Hélio d`Angola
Segmento Trabalhadores (entidades sindicais)
– Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas de Alimentação de Pelotas – Sindicato dos Postos de Combustível (Sintrapospetro)
– Cpers Sindicato (24º Núcleo)
Segmento Empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano
– Cooperativa de Trabalho e Logistica Ambiental – Recyclean
– Secovi/Zona Sul-RS
– Sinduscon Pelotas e região
Segmento Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais
– Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
– Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
– Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/RS)
Segmento Organizações não governamentais com atuação na área do desenvolvimento urbano
– Fórum Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável
– Instituto Gruppo Gaya
Sorteio vagas vacantes
– Cooperativa Habitacional dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo
Entidades suplentes
– Frente Feminista 8M Pelotas
– Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul