Prefeitura apresenta novo Plano de Resiliência para Pelotas
Desenvolvidos de forma coletiva, protocolos identificam estratégias de enfrentamento e prevenção de crises climáticas
A partir de agora, Pelotas passa a integrar a rede de cidades que dispõe de Plano de Resiliência, conjunto de ações que visa promover o enfrentamento e a prevenção de situações adversas que coloquem a população em risco. A apresentação do trabalho foi feita nesta segunda-feira (16), pela prefeita Paula Mascarenhas, com a assinatura do Decreto 6.777/2023, em cerimônia no Pelotas Parque Tecnológico (PPT).
Tornar Pelotas uma cidade mais preparada para enfrentar situações adversas e prevenir possíveis ocorrências foram os objetivos principais que levaram o Executivo a priorizar a elaboração do Plano de Resiliência. Desde 2021, o Município vem trabalhando na construção do documento, a partir da escuta, da colaboração, da sensibilidade e do trabalho coletivo. Paula comemorou o lançamento do Plano e destacou a importância da ferramenta para as próximas gerações.
“Em nove meses, nós tivemos três decretos de emergência, e, ainda assim, conseguimos dar respostas eficientes para a comunidade. Tenho certeza que, a partir desse Plano, seremos cada vez mais capazes de encontrar soluções para os problemas de forma coletiva e sustentável. Hoje não assumimos compromisso somente com a cidade, mas, também, com o futuro e com as novas gerações”, frisou Paula.
Seguindo orientações gerais do Escritório das Nações Unidas, o Plano desenvolvido para Pelotas contempla uma série de protocolos, os quais visam promover, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, condições de enfrentamento e superação de adversidades. O documento foi construído pela Assessoria de Projetos Especiais, por meio do titular Luiz Fernando van der Laan.
Plano de Resiliência é apresentado no Pelotas Parque Tecnológico. Fotos: Rodrigo Chagas
Para a Defesa Civil Estadual, esse é um grande passo que Pelotas está dando na direção de uma cidade mais preparada para crises climáticas. “Plano de Resiliência é o termo usado pela ONU no programa Cidades Resilientes. Essa é uma iniciativa que o mundo inteiro precisa conhecer cada vez mais, para caminharmos na direção de soluções para as alterações climáticas que estão cada vez mais frequentes. Pelotas, além de integrada, também já se comporta como uma cidade resiliente. A resposta do Município frente ao último evento adverso que atingiu a cidade já mostra isso”, destacou o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Márcio André Facin.
O Plano de Resiliência apresentado contém, ainda, orientações gerais de convívio em sociedade, como a importância do descarte correto de resíduos sólidos, bem como a indicação de dez protocolos operacionais, os quais devem ser acionados mediante a necessidade da ocorrência. Entre os protocolos citados, estão ações contra o vento, inundações, frio extremo, secas, incêndios, epidemias, maus-tratos a animais e ocupações irregulares.
O conjunto de ações e o teor completo do Plano de Resiliência deve ser disponibilizado em breve por meio do link pelotas.com.br/plano-resiliencia.
Estiveram presentes no lançamento do Plano o vice-prefeito Idemar Barz, os secretários de Assistência Social, Tiago Bündchen, de Administração e Recursos Humanos, Matheus Castilho, de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, de Segurança Pública, José Apodi Dourado, de Obras e Pavimentação, Giovan Pereira, de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, de Habitação e Regularização Fundiária, Cláudia Leite, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig, além do procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, do assessor do Conssedi, Maurício Martins, da diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, da coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, do coordenador do Observatório de Segurança Pública, Samuel Rivera, do coordenador da Defesa Civil do Município, Fernando Bizarro, do assessor especial do Esporte, Carlos Júnior, da chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, do vereador Jone Soares, representando a Câmara de Vereadores.