Diário da Manhã

Notícias

Prefeitura concede ao Senac, uso do antigo prédio do Banco do Brasil

Prefeitura concede ao Senac, uso do antigo prédio do Banco do Brasil
10 junho
16:18 2025

Espaço vai abrigar a Escola de Gastronomia, que integrará o Centro Gastronômico de Pelotas

O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, acompanhado da secretária-geral de governo, Miriam Marroni, assinou nesta segunda-feira (9), a autorização que concede ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o direito real de uso do antigo prédio do Banco do Brasil, destinado à construção da sede da Escola de Gastronomia, que integrará o Centro Gastronômico de Pelotas pelo período de 50 anos. “Vamos promover a inclusão social e ampliar o acesso à qualificação profissional, com uma nova perspectiva dessa área toda. Temos insistido na ideia de que nossa cidade precisa se preparar cada vez mais, preparar seu patrimônio, mas também a sua economia como projeto de futuro, de turismo e de desenvolvimento econômico. Esperamos que possamos concluir esse importante investimento, para que a gente gere mais empregos, faça formação, mas também ter no nosso centro histórico um novo equipamento, agora pós-moderno”, disso o chefe do Executivo.

A concessão de direito real de uso, possibilitará a revitalização da área, potencializando o turismo, a economia criativa, a história e a memória do município de Pelotas, bem como as atividades de formação educacional e profissional. A Escola de Gastronomia do Senac, será construída com recursos próprios do cessionário, que contará com espaços para cursos, eventos, oficinas e serviços ao público em geral nas áreas de gastronomia e turismo.

O presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, destacou a agilidade no trâmite do processo. “Temos que ressaltar que a rapidez no processo fez toda diferença. Agora vamos trabalhar para ter talvez o ponto turístico mais bonito do centro histórico de Pelotas”.

O diretor da Faculdade de Tecnologia do Senac Pelotas, Tiago Radmann, reforçou que a missão do Senac é educar para o trabalho de maneira inclusiva e inovadora em atividades do comércio, de bens, em serviços e turismo. “Esse projeto sintetiza tudo isso na concepção da lei, ele traz a inclusão, porque tem cotas e vagas para as pessoas que mais precisam. Isso é inovador”.

Por meio de emenda parlamentar do vereador Antônio Peixoto, serão reservadas, no mínimo, 20% das vagas, às mulheres cadastradas no Bolsa Família, mulheres vítimas de violência, mulheres negras, indígenas, quilombolas e trans, assegurando que as vagas sejam destinadas exclusivamente a pelotenses. “Foi um projeto construído por várias mãos, e que será muito importante para o desenvolvimento econômico da nossa cidade, porque vai garantir educação de qualidade, com excelência, em relação aos cursos que o Senac já faz hoje”, declarou.

Fotos: Paula Schild Mascarenhas e Volmer Perez

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções