Prefeitura contabiliza um caso de dengue em Pelotas
![Prefeitura contabiliza um caso de dengue em Pelotas](https://diariodamanhapelotas.com.br/site/wp-content/uploads/2021/11/vigilancia-dengue-680x365.jpg)
Município vai reforçar campanha “Deu pra ti – Aqui a dengue não vai se criar”, com mutirão contra focos do Aedes no bairro Simões Lopes
A Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou na sexta-feira (24) um caso de dengue em Pelotas. A informação foi divulgada pela equipe do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria (confira os dados abaixo). Trata-se de um episódio detectado em teste rápido feito em laboratório particular. Outros 18 casos estão sendo investigados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), órgão responsável pelo quantitativo oficial de casos da doença no Rio Grande do Sul.
De acordo com Vera Neto, diretora de Vigilância em Saúde da SMS, testes rápidos feitos em laboratórios particulares tanto podem resultar em falso positivo como falso negativo, e não entram na contagem para positivos laboratoriais pelo Lacen. A medida segue orientação da nota técnica 01/2025 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria Estadual de Saúde.
Deu pra ti
A Prefeitura percorreu com um carro de som as ruas do bairro Simões Lopes, no perímetro delimitado pela avenida Brasil, praça 20 de Setembro/Duque de Caxias, rua Frederico Bastos e avenida Visconde da Graça (em trecho paralelo à BR 392), anunciando mutirão contra a dengue na região.
No áudio, além do anúncio do serviço que será realizado nesta segunda e terça-feira (dias 27 e 28), a Prefeitura pede aos moradores que coloquem lixo e entulho em frente das casas para que as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) façam o recolhimento. A mensagem também alerta contra os riscos da dengue e orienta a população a eliminar focos de água parada e descarte corretamente materiais acumulados e inservíveis.
A frente de trabalho vai contar com 44 agentes de endemia, 110 funcionários da Ssui e da empresa prestadora de serviços, sete retroescavadeiras, nove caçambas e dois veículos bobcat. Serão cobertos 64 quarteirões. A expectativa é de que sejam alcançados 3.320 imóveis. Este será o segundo mutirão de limpeza contra a dengue no município. O primeiro ocorreu semana passada na região da Gotuzzo, bairro Fragata
Dados da dengue (2025)*
Notificações: 25
Notificações residentes em Pelotas: 23
Notificações residentes de outros municípios: dois
Casos confirmados: um
Óbitos: zero
Importados: zero
Hospitalizados: zero
Casos descartados 2025: seis
Casos em investigação: 18
*Fonte: setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)