Diário da Manhã

Notícias

Prefeitura inaugura Banco Vermelho

Prefeitura inaugura Banco Vermelho
24 março
08:09 2025

Com a inauguração, a Prefeitura cumpre a Lei Federal nº 14.942/2024, que institui e regulamenta o “Banco Vermelho” em todo o território nacional

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher, inaugurou nesta sexta-feira (21), em celebração ao Mês da Mulher, o Banco Vermelho – um espaço dedicado à reflexão sobre a violência contra a mulher. Instalado na Praça Coronel Pedro Osório, o banco tem como propósito conscientizar, informar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra as mulheres, além de destacar a urgência na erradicação do feminicídio.

Com a inauguração, a Prefeitura cumpre a Lei Federal nº 14.942/2024, que institui e regulamenta o “Banco Vermelho” em todo o território nacional, reafirmando o compromisso do governo de Pelotas no combate à violência contra a mulher.

O prefeito Fernando Marroni participou do ato e destacou a importância desses momentos para reafirmar o compromisso do governo com políticas públicas voltadas à proteção da mulher.

“Aqui, também, estamos cumprindo os objetivos da Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), implementando políticas públicas universais que precisam ser aplicadas em todas as cidades. É aqui que devemos concretizar ações para prevenir a violência e oferecer educação e segurança às mulheres, incentivando-as a denunciar e buscar liberdade de situações difíceis. O poder público tem políticas que podem, sim, apoiar e libertar as mulheres dessa violência” declarou o chefe do Executivo.

Marroni agradeceu e parabenizou quem apoia a luta histórica das mulheres.

“Agradeço a nossa secretária e a todos, que lutam e que estão à frente das lutas contra a violência. Vamos em frente no combate à violência contra as mulheres”, finalizou o prefeito.

Para a secretária da Mulher, Marielda Medeiros, inaugurar o Banco Vermelho na praça Coronel Pedro Osório é uma grande satisfação e uma clara demonstração do compromisso, da capacidade e da sensibilidade do governo com essa causa.

“Este banco é um símbolo importante para conscientizar sobre a violência contra a mulher. Ele reflete nosso compromisso em adotar ações que reduzam as diversas formas de violência que as mulheres enfrentam, tanto no mundo quanto em Pelotas. Estamos abertos ao diálogo com todas as instituições e movimentos sociais de mulheres, pois é por meio dessa parceria que nos fortalecemos.” – complementou a gestora.

Em sua fala, Miriam Marroni, secretária de Governo e Ações Estratégicas, destacou que o banco vermelho simboliza o sangue das tantas mulheres que sofreram e ainda sofrem devido ao modelo cultural do machismo e da violência.

“As mulheres de Pelotas, assim como aquelas que visitam nossa cidade, precisam olhar para este banco e sentir vontade de se sentar nele. Para isso, vamos planejar, em conjunto, ações que ofereçam espaço para o desabafo, o acolhimento e o encaminhamento eficaz. Esta cidade tem políticas voltadas para as mulheres”,  explicou Miriam.

Na mesma linha, a Juiza de Direito da Vara da Violência Doméstica, Michele Wouters, falou sobre a simbologia do Banco Vermelho estar na praça Cel. Pedro Osório. “Pelotas é uma cidade repleta de símbolos, e esta praça é um deles. O banco que aqui se encontra se torna um dos primeiros símbolos permanentes na luta pela erradicação da violência contra a mulher. A partir de hoje, a Praça Coronel Pedro Osório se tornou ainda mais bonita”,  disse Michele.

A secretária da Mulher garante que outros bancos vermelhos serão instalados pela cidade ao longo do ano.  O evento encerrou com a apresentação cultural de Tiwa Emi Oliveira da Silva, a visionária, representante do Slam da Encruzilhada.

Estiveram presentes no evento a secretária de Administração e Recursos Humanos, Carla Cassais, os secretários de Transporte e Trânsito, Eduardo Monteiro, de Turismo, Danilo Rodrigues, representantes da Brigada Militar, órgãos e entidades parceiras da luta contra à violência.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções