Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Prefeitura inicia mutirões de abordagem social em Pelotas

Prefeitura inicia mutirões de abordagem social em Pelotas
21 maio
10:12 2023

Trabalho direcionado a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social é realizado por servidores e por parceiros da ONG Vale Vida e OSC Gesto. Objetivo é a criação de vínculos e inserção nos serviços socioassistenciais

A Prefeitura de Pelotas deu início aos mutirões de abordagem social para atender pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social em Pelotas. A atividade é realizada por servidores e por parceiros que atuam na ONG Vale a Vida e na OSC Gesto, e tem como principais objetivos a criação de vínculos com essas pessoas e a sua inserção nos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas de garantia dos direitos do Município, como o Centro Pop, centro de referência especializado para a população em situação de rua na cidade.

“Começamos os mutirões de abordagem social visando atender as pessoas em situação de rua, usando todos os nossos recursos, tanto de servidores da Prefeitura, quanto das entidades parceiras. Com a proximidade do inverno, a nossa ideia é levar cuidados e informações sobre os serviços que as pessoas podem acessar”, destacou o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen.

O serviço especializado em abordagem social

A atividade foi realizada por representantes do Centro Pop e da OSC Vale a Vida. Centro, Três Vendas e Fragata foram percorridos pelas equipes, que pararam em pontos específicos, como a praça Coronel Pedro Osório e a avenida Bento Gonçalves. A maioria dos abordados já era conhecida pelos profissionais e, alguns, aceitaram os cobertores oferecidos. Por isso, a importância da criação de vínculos com essas pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade, conforme destaque dos servidores e parceiros.

Abordagens buscam a criação de vínculos com pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade, para oferecer auxílios

O serviço especializado em abordagem social é oferecido de forma continuada e programada com intuito de assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e a situação de crianças, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. 

Conforme o secretário Bündchen, ao ofertar essa abordagem, o Município tem como objetivo resolver as necessidades imediatas desse público em extrema vulnerabilidade e promover a sua inserção na rede de serviços socioassistenciais, além de possibilitar o acesso as demais políticas públicas de garantia dos direitos. “Durante as ações, há conversas com tentativa de criação de vínculos, nas quais se busca identificar os usuários, se eles possuem documentos e se já acessam algum dos serviços da Prefeitura, como o Centro Pop”, explica a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, assistente social Andréia Souza.

O Centro Pop

Tendo como público-alvo jovens, adultos, idosos e famílias, o Centro Pop é uma unidade da Prefeitura que oferece atendimento especializado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência em Pelotas. Animais de estimação são bem-vindos no local, que disponibiliza acolhimento inicial, acesso a locais de guarda de pertences e para higiene, alimentação e provisão de documentação civil. 

Também conta com encaminhamentos para serviços socioassistenciais e demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência. É oferecido trabalho técnico, orientação individual e grupal, e atendimentos individualizados com assistente social e psicólogo. 

“Ao assegurar esse atendimento e atividades direcionadas ao desenvolvimento da sociabilidade para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, o objetivo do espaço é fortalecer vínculos interpessoais e/ou familiares e oportunizar a construção de novos projetos de vida para elas”, reforçou Andréia. 

O Centro Pop proporciona aos usuários o endereço institucional para utilização como referência em cadastros. Nesse local, a pessoa também pode receber acesso ao Restaurante Popular, localizado no prédio ao lado, onde são servidos, em média, de 90 a 100 almoços de segunda a sexta-feira para pessoas em situação de rua. Aos sábados e domingos, as refeições são disponibilizadas na Casa de Passagem, localizada na rua Dona Darci Vargas, 212, anexa ao prédio do Cras São Gonçalo.

Como solicitar uma abordagem social

Para solicitar uma abordagem social, a unidade de referência é o Centro Pop, que fica na rua Três de Maio, 1.070, com telefone (53) 3222-1587.

Para denunciar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e exploração sexual, ligue para o Plantão do Conselho Tutelar (53) 99118-1661 e/ou Disque Direitos Humanos – número 100.

 

Fotos: Rodrigo Chagas/Ascom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções