Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura lança Aviso de Licitação do Transporte Coletivo nesta terça

Prefeitura lança Aviso de Licitação do Transporte Coletivo nesta terça
21 setembro
17:14 2015

Até o dia 29 de setembro será publicado o edital completo no site da prefeitura. A abertura das propostas das empresas está prevista para 29 de outubro.

A prefeitura de Pelotas publicará nesta terça-feira, 22 de setembro de 2015, o Aviso do novo edital da Licitação do Transporte Coletivo na cidade. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (21) pelo prefeito Eduardo Leite, no Paço Municipal.

O documento que dará início ao processo traz como novidade a licitação apenas do itinerário urbano do Município, uma vez que a simultaneidade com a zona rural foi vetada pela Justiça. Inclui também a exigência de balanço financeiro da empresa ou consórcio candidato e explicita a obrigatoriedade da figura do cobrador de ônibus na atividade. Outra novidade é que o contrato, de 15 anos, poderá ser prorrogado em até 10 anos.

A abertura dos envelopes dos candidatos a prestar o serviço na cidade ocorrerá no dia 29 de outubro. Até um mês antes, dia 29 de setembro, o edital completo estará à disposição dos interessados, no site da prefeitura (www.pelotas.com.br).

Cumpridos os prazos normais do processo, o novo serviço poderá começar no final de maio de 2016.

A prefeitura decidiu não esperar pelo parecer do Conselho Municipal de Transporte devido ao não cumprimento de prazos para apreciação do edital. A Lei determina que a entidade tem 15 dias para apresentar parecer sobre a matéria. Mais de 30 dias depois do pedido de apreciação por parte da prefeitura sem nenhuma manifestação, o prefeito Eduardo Leite considera que o Conselho desrespeitou o prazo legal e perdeu a legitimidade para opinar sobre o processo.

Eduardo não vai mais esperar pelo parecer do Conselho Municipal dos Transportes. Foto: Ascom

Eduardo não vai mais esperar pelo parecer do Conselho Municipal dos Transportes. Foto: Ascom

“Ao protelar a sua decisão, o Conselho optou por não decidir e permitiu a publicação do edital imediatamente pelo Executivo”, considerou Eduardo. O prefeito considera que o processo licitatório já possui ampla participação popular por meio de audiência pública e pela interação proporcionada pela internet, além de haver um primeiro parecer do Conselho, de aprovação unânime, embora com outra composição. “Sem contar que o Município está constrangido judicialmente há anos a fazer a licitação”, reforçou o prefeito.

O parecer do Conselho é apenas opinativo e a função do órgão é consultiva, isso é: não delibera sobre a decisão que a prefeitura irá tomar.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções