Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

Prefeitura prepara ações de prevenção à gripe aviária

Prefeitura prepara ações de prevenção à gripe aviária
26 outubro
15:16 2023

Representantes de órgãos do Município e do Estado se reuniram para discutir procedimentos e protocolos

Nesta quarta-feira (25) representantes das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), Saúde (SMS), Defesa Civil, Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), reuniram-se para elaborar ações conjuntas de prevenção à disseminação do vírus da influenza aviária. No encontro foram acertados os procedimentos técnicos para o descarte correto de carcaças de animais mortos, além de recomendações a respeito do maquinário e equipamentos de proteção que devem ser utilizados.

“Essa reunião foi para nos prepararmos e organizarmos as equipes do Município, que serão capacitadas e trabalharão em conjunto com as entidades do Estado, no cuidado e prevenção da população. Para isso, também precisamos do auxílio dos cidadãos e a ciência do cumprimento das recomendações do Estado, seja mantendo distância dos animais suspeitos e notificando o Serviço Veterinário Oficial sobre a situação”, diz o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer.

Conforme a instrução normativa conjunta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), os animais encontrados mortos no litoral, serão enterrados pelos órgãos públicos autorizados, de forma imediata, visando evitar o tempo prolongado de exposição do animal. Com cerca de 500 mortes de animais em um mês, segundo o Governo do Estado, ainda não há suspeita de animais infectados no município, porém é importante que a população tenha ciência da situação estadual e intensifique seus cuidados caso encontre animais mortos ou enfermos.

A Influenza, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente aves, porém também pode ser transmitida aos mamíferos. A Seapi recomenda que a população mantenha distância de animais doentes ou mortos, assim como não permita que os animais domésticos entrem em contato com os enfermos.

Caso encontre animais com dificuldade respiratória, diarreia, secreção nasal, torcicolo, dificuldade de locomoção ou morto, notifique as suspeitas ao Serviço Veterinário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, pelo telefone (51) 98445-2033.

 

Foto: Michel Corvelo

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções