Prefeitura prepara ajuda à população vulnerável à cheia da lagoa
Defesa Civil e SAS se organizam para socorrer moradores de áreas de risco em caso de nova enchente
Com o aumento do nível da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo, em razão das chuvas que ocorreram na última semana na região metropolitana de Porto Alegre, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) intensificaram o trabalho para reduzir os impactos da enchente nas comunidades de áreas de risco como o Pontal da Barra e a Colônia Z3. De acordo com o monitoramento feito pela Defesa Civil, o nível da Lagoa dos Patos está em torno de 1,70 metro, enquanto o São Gonçalo alcançou medidas próximas a dois metros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Pelotas, Luís Fernando Bizarro, domingo (26), na Colônia de Pescadores Z3, a água já havia invadido as regiões do Cedrinho e Junquinho. Os moradores receberam auxílio para sair de suas casas, porém não quiseram deixar as residências. A Secretaria de Assistência Social (SAS) prepara a instalação de abrigos públicos para caso de necessidade de nova evacuação das áreas.
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema) emitiu comunicado informando que as áreas do sul do Estado devem se manter em regime de observação até quarta-feira (29).
Como solicitar ajuda
Em caso de emergência, os cidadãos podem solicitar ajuda pelos telefones 193 do Corpo de Bombeiros, 153 da Guarda Municipal e 190 da Brigada Militar.
Foto: Michel Corvello