Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura promove mutirão de vacinação

Prefeitura promove mutirão de vacinação
13 fevereiro
10:03 2024

Tríplice Viral será aplicada, conforme calendário básico, em horário ampliado na Casa da Vacina

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promove o mutirão de vacinação da Tríplice Viral. Será nesta quarta-feira (14), na Casa da Vacina, à rua Gonçalves Chaves, 437. As equipes de saúde intensificarão o atendimento, em horário ampliado, das 18 às 21h, para melhor atender a população.

O imunizante protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. No Calendário Nacional de Vacinação, a vacina está disponível para todas as pessoas de um a 59 anos de idade, e são recomendadas duas doses para quem têm até 29 anos e uma dose para aqueles que têm de 30 a 50 anos. Crianças devem ser vacinadas aos 12 e 15 meses.

A diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado, identifica a ação como muito importante para prevenção das doenças. “Precisamos combater o Sarampo. Ele é um vírus que apareceu em locais próximos ao município. Estamos em alerta”, afirma.

Sarampo no RS e na Argentina

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, especialmente grave em menores de cinco anos. Ela é extremamente contagiosa. A contaminação se dá por gotículas de saliva, ou seja, quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Os sintomas de quem contrai o vírus são febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, irritação nos olhos e congestão nasal. Conforme o Ministério da Saúde (MS), os sinais da doença podem aparecer em torno de três a cinco dias.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, no final de janeiro deste ano, o primeiro registro da doença nos últimos três anos. Uma criança de três anos, do Paquistão, que não tinha o esquema vacinal completo, foi diagnosticada com o vírus na cidade de Rio Grande.

O Governo da Argentina, país vizinho ao Rio Grande do Sul, emitiu alerta epidemiológico, no início de fevereiro, de casos confirmados do vírus.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções