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sexta, 10 de maio de 2024

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Prefeitura quer dar mais autonomia aos carnavalescos

13 novembro
16:42 2014

Pelo novo formato, as entidades que fazem o Carnaval ficariam responsáveis pela parte de gerenciamento da Passarela. A Assecap levará a proposta para discussão da categoria.

Em reunião ocorrida nessa quarta-feira (12/11/2014), no Paço Municipal, a vice-prefeita Paula Mascarenhas propôs que a Associação de Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) assuma a parte operacional de tudo o que ocorre na Passarela do Samba do Carnaval de Pelotas 2015, como a composição do júri dos concursos, pessoas de sua confiança para atuar como Anjos e fiscais de Passarela, entrada e saída das arquibancadas, e também assuntos que envolvem a corte.

A Prefeitura continua respondendo por toda a infraestrutura, bilheteria e segurança da festa e repassa para a Assecap os recursos correspondentes ao gerenciamento da Passarela do Samba. O Executivo propõe também que a receita da bilheteria seja destinada à premiação do concurso – os percentuais e outros detalhes serão definidos por uma comissão, que contará com membros da Assecap.

”A Prefeitura de Pelotas está preparada para assumir a organização total da festa, como em edições anteriores, mas também está disposta a dividir as responsabilidades, se for o desejo de vocês”, ponderou Paula. A proposta busca atender as expectativas da comunidade carnavalesca e dar início à construção de um processo que tenha progressivamente mais participação das entidades.

 “É o primeiro passo para que o carnaval seja viável financeiramente e para que a Assecap adquira mais experiência e se qualifique para, futuramente, acessar outras esferas e ficar independente”, considerou a gerente de projetos da Secretaria de Cultura (Secult), Alessandra Ferreira.

Pelo novo formato, as entidades que fazem o Carnaval ficariam responsáveis pela parte de gerenciamento da Passarela

Pelo novo formato, as entidades que fazem o Carnaval ficariam responsáveis pela parte de gerenciamento da Passarela

O presidente da Assecap, Jorge Vasques – que teve o mandato prorrogado até abril de 2015 por falta de outro candidato ao posto -, disse que o gerenciamento de parte do Carnaval corresponde ao “sonho” dos carnavalescos, mas não escondeu o receio de a Associação não conseguir cumprí-lo. “Não sei se temos capacidade para assumir isso, não temos estrutura… Precisamos estar melhor organizados.”

Vasques confirmou que todos os questionamentos relativos ao Carnaval encaminhados à Secult durante o ano foram respondidos e disse que a Assecap considera o valor investido pela Prefeitura no evento – em torno de R$ 1,8 milhão na edição 2014; o valor deve se manter no ano que vem – “é bom, alto até”.

Paula recordou que seu gabinete e a Secult há meses vêm trabalhando no planejamento do Carnaval, tanto que conseguiu alterar a forma de pagamento das subvenções e antecipar a primeira de cinco parcelas para o dia 31 de outubro.

Também participaram da reunião o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, o superintendente de Manifestações Populares da Secult, Francisco Rangel, a procuradora geral adjunta Daniela Otto (PGM), e outros três integrantes da direção da Assecap.

O Carnaval de Pelotas 2015 ocorre de 13 a 17 de fevereiro, na Cidade do Samba, na zona do Porto. O desfile das escolas campeãs será no fim de semana seguinte – dia 21 ou 22 (sábado ou domingo), a definir.

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